ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Diocese de Guarapuava realiza Encontro de Formação Permanente do Clero

Durante três dias, mais de 50 padres participaram de palestras e momentos de espiritualidade. Iniciação à Vida Cristã foi o tema do retiro. Frei João Fernandes Reinert assessorou os trabalhos.

06/11/2019

De 4 a 6 de novembro, mais de 50 padres da diocese de Guarapuava se reuniram para o Encontro de Formação Permanente do Clero. O retiro foi na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, também em Guarapuava e o assessor foi o frei João Fernandes Reinert, que é natural de Gaspar, em Santa Catarina, mas que atualmente mora e trabalha na Fraternidade Franciscana Nossa Senhora Mãe Terra, em Duque de Caxias (RJ).

Durante os três dias de retiro, o religioso discorreu sobre o tema: Iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal e conversão pastoral.

Para o coordenador diocesano do clero de Guarapuava, padre Joaquim Bernardo da Rocha, a formação que faz parte do calendário de trabalho dos padres, foi muito importante e propiciou a cada sacerdote a oportunidade de rever o tema e se atualizar sobre as propostas da Igreja desde seu início. “Este é um momento muito expressivo para todo o clero de nossa diocese, principalmente pelo tema trabalhado, que é a iniciação e a praticidade da vida cristã. Esse tema é muito pertinente, pois não se refere apenas a uma doutrina ou a uma pastoral da Igreja, mas a todas as pastorais e movimentos. Neste momento, só temos a agradecer pela vinda do palestrante e rezar por este trabalho que precisamos aperfeiçoar e pôr em prática em nossas comunidades”, destacou padre Joaquim.

Em entrevista, frei João Fernandes sublinhou que a iniciação à vida cristã é o futuro da evangelização. Conforme destacou o frei, mesmo que muitos sejam batizados, poucos são iniciados na fé e isso faz uma grande diferença enquanto Igreja.  “Eu costumo dizer que a iniciação à vida cristã é o futuro da evangelização. Somos uma multidão de batizados, mas nem sempre, iniciados na fé. Portanto, a iniciação não é apenas em vista dos catequizandos, em preparação aos sacramentos, mas sim, é tornar cada batizando um cristão mais consciente. Portanto, diz respeito a todos. Neste contexto, temos também, que pensar em novas formas de se fazer catequese. Não apenas uma catequese que ensina doutrinas, conhecimento, mas que põe em contato e em experiência pessoal com Jesus Cristo, ou seja, adultos na fé, uma pessoa consciente na forma religiosa”, pontuou Frei João Fernandes.

O palestrante falou ainda da Inspiração Catecumenal, que ele sustenta como um modelo de catequese que vem do início da Igreja, datado do século segundo e que foi reavivado a partir Concílio Vaticano II. “Essa forma se chama Inspiração Catecumenal. É um modelo lá do início da Igreja, do século segundo, que depois foi esquecido, mas que o [Concílio] Vaticano II recuperou. Então, eu digo que esse modelo é novo, mas, ao mesmo tempo, não é tão novo. Desde 1962, que a Igreja vem resgatando essa forma. Mas toda mudança é muito lenta e se torna difícil para cada diocese entender, aceitar e mudar a mentalidade. Eu diria que essa lentidão não é tanto pela resistência. O problema maior, é pela falta de tempo. Quarenta anos é um período muito curto, em se tratando de Igreja, para mudanças perceptíveis, e significativas. É muito recente ainda. São quarenta anos apenas, diante de mil e quinhentos anos de catequese-escola. Mas com o tempo, as coisas vão sendo assimiladas”, grifou o religioso.

Pelo fato de a diocese de Guarapuava possuir uma caminhada nesse sentido, frei João Fernandes sublinhou que há certa facilidade de aceitação e de assimilação de todo esse trabalho.

De acordo com o bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, a formação do clero é um assunto de extrema importância para a Igreja, pois vai muito além do que se costuma fazer no dia a dia das paróquias e comunidades. “Nesse tipo de trabalho formativo, contamos com gente especializada, que vem de outros lugares, trazendo novas experiências, vivências. A formação é fundamental. Nós nunca estamos prontos, acabados. E aqui, tratando da iniciação à vida cristã, podemos repensar nossa caminhada, porque não tem como estarmos contentes com aquele pensamento meio vago de cristandade. Todo mundo nasce cristão, mas só nascer cristão, não basta. A iniciação [à vida cristã] é a forma de fazer-se cristão. Cristo pegava pessoas de outras realidades, ajudava e as tornava cristãs. O que estamos aprendendo aqui, é termos esse compromisso cristão. Isso sim, faz sentido e repercute em tudo o que fazemos”, pontuou Dom Wagner.

FORMAÇÃO PARA LEIGOS

Aproveitando a passagem por Guarapuava por ocasião do encontro de Formação Permanente do Clero, ocorrido de 4 a 6 de novembro, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, o palestrante, frei João Fernandes Reinert, realizou um momento de formação para catequistas e lideranças da diocese de Guarapuava.

A palestra se deu na noite de 4 de novembro, no auditório do Edifício Nossa Senhora de Belém e teve como tema: Iniciação à Vida Cristã. Mais de 150 pessoas das paróquias e comunidades participaram do encontro que foi uma extensão do assunto trabalhado com os presbíteros durante o retiro, porém com foco no leigo e a importância destes para a Igreja enquanto agentes formadores e disseminares da mensagem de Jesus Cristo.

Para o auditório lotado, frei João Fernandes disse que “investir na iniciação à vida cristã não pode ser opcional”.

Conforme o religioso, iniciação à vida cristã é o grande desafio pastoral da atualidade e, ao mesmo tempo, oportunidade para a concretização de um novo estilo evangelizador, caracterizado pelas marcas do querigma e da mistagogia. “Desafio porque vivemos em meio a uma crise religiosa, em que a indiferença para com a dimensão do sagrado cresce sempre mais; ofertas de um cristianismo líquido aumentam ainda mais essa crise; desafio, porque há uma multidão de iniciados tão somente nos sacramentos, filhos de uma catequese de cristandade, incapaz de iniciar existencialmente na vida cristã”, pontuou.

 

Diopuava

Comentários