ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Caminhões de grande porte não podem circular na Estrada do Guairacá

Setran publicou portaria proibindo a circulação de caminhões com mais de quatro eixos pela Estrada. Regra começa a valer em outubro.

28/09/2019

A partir do dia 5 de outubro caminhões com mais de quatro eixos terão restrições para circular pela estrada do Guairacá. É o que determina uma nova portaria da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), publicada essa semana. Não poderão mais circular por 24 km da Estrada Benedito de Paula Louro, conhecida como estrada do Guairacá, caminhões com reboque acima de quatro eixos, caminhões ‘Romeu e Julieta’, bitrem, tritrem, rodotrem e treminhões. Continuam liberados os veículos de transporte de cargas com até quatro eixos.

O trecho pelo qual os caminhões não podem mais circular inicia no trevo com a BR 277 e se estende pelos próximos 24 km, até a comunidade de Matinhos. A sinalização para informar sobre a restrição ainda não foi instalada.

A proibição dos veículos de carga de grande porte é uma reivindicação antiga de moradores que usam a estrada. A pista simples, problemas de sinalização e buracos tornam o trânsito muito perigoso no local.

Essa restrição de veículos de grande porte já deveria estar valendo, mas a prefeitura voltou atrás duas vezes. Isso porque empresas que usam a estrada precisavam conseguir alternativas. Isso está resolvido com a construção de um desvio justamente na comunidade de Matinhos. Esse desvio vai até a PR 466, segundo informou a Prefeitura em nota.

Podem circular normalmente pela Estrada do Guairacá os caminhões com menos de quatro eixos.

Legislação

A portaria se respalda em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e se orienta no Manual de Estudos de Tráfego do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar