ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Depois do Decanato Centro é a vez do Decanato Pinhão realizar sua Assembleia

Assembleia será neste sábado (17), em preparação para a Assembleia Diocesana que acontecerá em outubro.

14/08/2019

No último sábado (10) mais de 150 pessoas representando as paróquias e comunidades do Decanato Centro da diocese de Guarapuava, participaram de uma assembleia na paróquia Sant’Ana (foto).

O encontro, conforme destacaram os organizadores, foi em preparação para a Assembleia Diocesana, que ocorrerá de 18 a 20 de outubro, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava. Coordenadores de diversas Pastorais e Movimentos marcaram presença no encontro e estudaram, o Documento 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que discorre sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para a Igreja do Brasil, num período de quatro anos (2019-2023).

Neste sábado ,17 de agosto, será a vez das 12 paróquias do Decanato Pinhão estarem reunidos em assembleia. Conforme o decano, padre José dos Santos Rodrigues, o café e credenciamento inicia às 7h30, às 8h a oração inicial e às 8h30 o início do estudo do Documento 109. O encerramento está previsto para às 13h com o almoço. - clique aqui e ouça a entrevista com o padre Rodrigues - 

 

Documento 109

As 93 páginas do material contêm quatro capítulos. No primeiro capítulo, cujo título é o “Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo”, o texto aprofunda os desafios do contexto urbano e o papel das comunidades eclesiais missionárias neste ambiente.

O capítulo dois, diz do “O olhar dos discípulos missionários” sobre os desafios presentes nas cidades.

O terceiro capítulo, por sua vez, aborda o tema: “A Igreja nas Casas”. Nesta parte do Documento, ao referir-se a casa, diz-se dos lares e de seus habitantes enquanto família e povo de Deus. No texto, se acentuam as perspectivas pessoal, comunitária e social da evangelização, inserindo no espírito da Laudato Si’, a perspectiva ambiental e o cuidado para com a “Casa Comum”. Essa casa é a comunidade eclesial missionária que, por sua vez, é sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

O quarto capítulo, cujo título é “A Igreja em Missão” apresenta encaminhamentos práticos de ação para cada um dos pilares.

 

Jorge Teles com: Diopuava / Cultura FM 

Comentários