ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

11º Muticom propõe debater Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social

Mutirão de Comunicação começou hoje (17) em Goiânia e reúne até domingo (21) participantes de 22 estados de todas as regiões do Brasil.

18/07/2019

Começou na tarde de hoje (18), em Goiânia, o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom. O evento reúne leigos, religiosos, comunicadores que trabalham com a comunicação na Igreja Católica do Brasil. O tema principal do evento é Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social. A promoção é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a realização da Arquidiocese de Goiânia.

“Nós queremos com esse evento marcar a presença pública da igreja no campo da comunicação, facilitadora da democracia e da responsabilidade social, que são os temas do 11º Muticom”, disse Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB.

Em entrevista coletiva o bispo referencial para o tema na Igreja no Brasil ressaltou o investimento em uma comunicação “qualificada com os valores do evangelho”.

“A Igreja descobriu o que todas as instituições também devem descobrir, que a comunicação é um tema estratégico, não se trata apenas de meios de comunicação. Tudo que a Igreja realiza, que tem seu cerne o anúncio de Jesus e do Evangelho, a principal notícia que temos como igreja é o anúncio de Jesus e o seu Reino, tudo isso pede, exige comunicação”, disse Mol. E completou: “Uma boa comunicação, a partir da verdade, do respeito ao outros, as diferenças, uma comunicação qualificada pelo anúncio do Evangelho”.

O evento segue até o próximo domingo (21) com palestras, celebrações, oficinas sobre o tema principal e correlatos. Os participantes vem de 22 estados de todas as regiões do Brasil. A programação conta com momentos principais, reunindo todos os presentes, e as atividades das três trilhas: da comunicação, democracia e responsabilidade social, justamente o tema do encontro.

“A Igreja, tomando consciência de que está inserida na sociedade para o cumprimento da sua missão, precisa levar a reflexão ao encontro da sociedade que também tem discutido esse tema relevante para o Brasil. A Igreja, preocupada com esse assunto, quer oferecer com o 11º Muticom essa reflexão sobre Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”, disse Padre Vitor Simão, da Arquidiocese de Goiânia e que está trabalhando na organização do evento.

Regional Sul

A Igreja do Paraná está presente com uma caravana de 40 pessoas das dioceses de Guarapuava, Campo Mourão, Londrina, Curitiba, Paranavaí e Cornélio Procópio. Também estão presentes os bispos Dom Mário Spaki e Dom Antônio Wagner da Silva, de Paranavaí e Guarapuava, respectivamente.

Fotos: Rudger Remigio 

Comentários