ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Encontro reúne o clero em Guarapuava

A reunião semestral reúne representantes de toda diocese de Guarapuava para uma atualização sobre documentos e reflexões da igreja. O tema do encontro é a espiritualidade do sacerdote.

02/07/2019

Está acontecendo o encontro de formação permanente do clero da diocese de Guarapuava, que iniciou no dia primeiro de julho e vai até o dia três, na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, a Casa de Líderes, no bairro Santana. A reunião traz sacerdotes de toda a diocese e conta com a participação do Bispo Diocesano dom Antônio Wagner da Silva. O tema do encontro é a espiritualidade do sacerdote.

O encontro conta com a discussão e reflexão acerca da última exortação apostólica (documento organizado pelo Papa com recomendações e conselhos ao clero) do Papa Francisco, a Gaudete et Exsultate (alegrai-vos e exultai), que é sobre a chamada à santidade atual.

O repórter Tonico de Oliveira esteve no evento e trouxe as informações para a Rádio Cultura FM. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, dom Amilton Manoel da Silva, falou sobre o encontro e sobre a perspectiva em que estão sendo feitas as discussões em volta do documento “nós estamos fazendo um aprofundamento à luz da espiritualidade sacerdotal, ou seja, se todos temos o chamado universal à santidade”.

Dom Amilton é o responsável por assessorar o encontro. Segundo ele, o evento ainda serve para avaliar a forma com que o padre exerce suas funções, visto que ele é o representante do homem na relação com Deus, assim, deve estar em unidade com Cristo e ter um bom relacionamento com as pessoas, sendo o mediador para que elas cheguem a Cristo, e Cristo entre em seus corações. Ele ainda explica que durante o ano, todas as dioceses tendem a organizar eventos para se manter em dia com os documentos da igreja “geralmente, durante o ano, todas as dioceses têm um momento formativo um momento de atualização do clero, sobretudo dentro dos documentos do Papa Francisco, e dos documentos da igreja como um todo”.

O Padre Itamar Turco, coordenador da Ação Evangelizadora da diocese de Guarapuava, falou como é, para ele e para a diocese, organizar um evento como esse “é importantíssimo, tanto pela temática que se traz a cada ano, como também pelo encontro de nós padres que estamos no serviço da diocese”. O padre deixa claro que a temática deste ano é relacionada à alegria de servir, da missão dentro da igreja e que isso é importante para que nenhum sacerdote veja essa missão como um fardo, mas sim, como uma alegria “nós estamos sempre falando, mas escutando nem sempre, né? Então é importante escutar, aprender e levar um pouco para nossas paróquias” finalizou.

O bispo da diocese de Guarapuava, dom Antônio Wagner da Silva, deixou claro a importância que reside nas reuniões em relação à atualização dos sacerdotes que atendem à população de forma contínua e que sofrem com um desgaste. Segundo ele as formações são organizadas pelo menos duas vezes por ano na diocese de Guarapuava “nós vivemos numa época que exige uma formação permanente, uma continuidade daquilo que nós estudamos, mas também daquilo que a igreja e a sociedade vivem nos dias de hoje” explicou.

Ouça todas as entrevistas clicando no player.

Pablo Henrique Aqsenen (estagiário) sob a supervisão do jornalista Jorge Teles

Comentários