ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Apostolado da Oração celebra 25 anos de presença na paróquia Sant Ana

Na diocese de Guarapuava, conforme o livro Tombo da catedral Nossa Senhora de Belém, o Apostolado da Oração teve início em 1917, completando, portanto 102 anos de sua presença junto a esta comunidade.

02/07/2019

No ano em que o Apostolado da Oração (AO) festeja seus 175 anos de existência no mundo, o Movimento religioso na paróquia Sant’Ana, em Guarapuava, tem muito a comemorar. Há 25 anos, com o desejo de reforçar a devoção na cidade, os trabalhos eram iniciados naquela comunidade.

A primeira reunião para que o Movimento fosse instalado na paróquia, foi realizada no dia 29 de abril de 1994, conforme relembra a atual coordenadora do AO, Maria Ferreira da Rocha. “No dia 29 de abril do ano de 1994, foi realizada a primeira reunião para ser fundado o Apostolado da Oração na Paróquia Sant’Ana. Estavam presentes o pároco à época, padre Reonaldo  Pereira da Cruz e Inês Carli Schineider (in memoriam), coordenadora diocesana à época e também um bom número de fiéis, que tinham o desejo de se tornarem membros do referido movimento”, rememora Maria.

Na ocasião, conforme sublinha a coordenadora, Inês fez um relato sobre o AO e pontuou a importância do mesmo para o mundo, para o Brasil e, principalmente para Guarapuava naquele instante. “Em poucas palavras a senhora Inês fez um relato sobre a história do surgimento, de como e quando teve inicio o movimento no mundo, no Brasil e  em Guarapuava. Padre Reonaldo foi o maior incentivador para que se formasse com urgência o Apostolado da Oração na paróquia. Por sugestão de Inês, naquele momento foi formada a primeira coordenação paroquial”, conta a coordenadora.

A iniciativa animou os presentes que, empolgados, elegeram a primeira equipe de trabalho, dando início ali, ao Movimento que só cresceu na comunidade.

A nova equipe da primeira coordenação foi composta pelas seguintes pessoas:

Coordenadora: Leocádia Faggion;

Vice-coordenadora: Ernestina Sokolosk;

Secretária: Maria Ferreira da Rocha;

Vice-secretária: Veronica Poletto Pellek;

Tesoureira: Irene Ferreira;

Vice-tesoureira: Magdalena Stimer;

Diretor espiritual: padre Reonaldo Pereira da Cruz.

Os eleitos decidiram pela realização de uma reunião na primeira sexta-feira de cada mês, às 18h, com adoração ao Santíssimo. Os trabalhos seriam encerrados com uma celebração.

Maria relembra que, oficialmente, o AO da paróquia Sant’Ana, teve início em 06 de junho, de 1994, com uma missa solene. “Oficialmente, na paróquia Sant’Ana, em Guarapuava, o Apostolado da Oração teve início em 06 de junho de 1994, às 19h, com celebração solene da santa missa, com entronização da bandeira e da  imagem do Sagrado Coração de Jesus, doada por um casal de paroquianos. No dia 23 de junho de 1994, dia da Festa do Sagrado Coração de Jesus, foi feita a primeira entrega de fitas para 16 zeladores/zeladoras e 72 zelados/zeladas. A festa foi muito bonita e cada um que lá esteve, guarda as lembranças na memória e no coração”, contou a coordenadora.

Atualmente, na paróquia, o Movimento conta com 237 membros. Desde 1997, a comunidade faz a entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus nas casas das famílias que desejam.

ESPIRITUALIDADE

O carisma do Apostolado da Oração carrega em sua espiritualidade o oferecimento diário com as intenções do Papa. A cada mês, há uma intenção diferente. O AO também visa à vivência da Eucaristia. Na devoção especial a Nossa Senhora, diariamente se reza o terço. Também é invocado o Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna.

SOBRE O APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração teve seu inicio na França, em 03 de junho de 1844. Neste ano de 2019 completaram-se seus 175 anos de fundação.

No Brasil, o Movimento teve início no dia 01 de outubro de 1867. Neste ano, se completam 152 anos de existência e trabalho junto ao povo Brasileiro.

Já na diocese de Guarapuava, conforme o livro Tombo da catedral Nossa Senhora de Belém, o Movimento teve início em 1917, completando, portanto 102 anos de sua presença junto a esta comunidade. 

Dentro destas comemorações, os integrantes do AO na paróquia Sant’Ana se dizem muito felizes pelos 25 anos de existência deste grupo que, muitas vezes com preces silenciosas, clama por todas as pessoas do mundo.

 

Diopuava

Comentários