ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Assembleia da Pastoral da Pessoa Idosa começa hoje em Guarapuava

O encontro abordará, neste final de semana, o andamento e planos sobre a missão católica.

29/06/2019

Neste final de semana, dias 29 e 30, acontecerá na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe (Casa de Líderes), a Assembleia Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa. A reunião contará com os líderes da Diocese de Guarapuava, líderes da pastoral da pessoa idosa e terá entre os objetivos,discutir sobre o que já foi feito, agregar mais paróquias à pastoral e, também, planejar futuras ações.

A programação do evento conta com dois dias, no sábado, começa logo pela manhã, às 8h, com um assistente social do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) que irá explicar como encaminhar pessoas idosas ao serviço e o que este pode oferecer para a pastoral.

A coordenadora diocesana Rosilda Nascimento falou sobre a agenda “a tarde teremos também o frei Osni, falando sobre a espiritualidade que nós devemos ter abastecida para que possamos passar  o amor de Jesus e Maria às pessoas”. Ela ainda termina falando que no domingo durante a manhã, acontecerá a assembleia, onde será discutido efetivamente tudo o que já foi feito, além de planejar próximas ações para a pastoral.

A pastoral da pessoa idosa já existe em Guarapuava há quatro anos, nacionalmente já são quinze anos de projeto. Na cidade, a Pastoral está em quatro paróquias, a São Luiz, a Primavera, Nossa Senhora de Fátima e, recentemente, a Paróquia Bom Jesus também começou a fazer parte. Ainda segundo Rosilda, duas outras cidades participam da pastoral, Quedas do Iguaçu e Altamira do Paraná. Ela também aponta uma das necessidades da pastoral “a necessidade pela evolução da nossa população, que continua, graças a Deus, vivendo mais e com isso aumentando a população idosa como um todo” explicou.

A reunião também contará com representantes nacionais da Pastoral vindos de Curitiba. Por fim, Rosilda pede a todos que compareçam ao encontro “estendemos também o convite a todas as paróquias, àquelas que ainda não possuem a pastoral, para que mandem dois representantes para que conheçam o trabalho, e comecem a se inserir nesta pastoral, que leva o amor o carinho e a esperança para as pessoas idosas, principalmente aquelas mais fragilizadas que estão em suas casas e muitas vezes não conseguem sair para participar das atividades na comunidade”.

Ouça a entrevista concedida pela coordenadora, na íntegra clicando aqui.

Pablo Henrique Aqsenen (estagiário) sob a supervisão do jornalista Jorge Teles

Comentários