ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Diocese de Guarapuava marca presença no VII Encontro Nacional de Leigos do Brasil

Tales Faleiros Lemos e José Lima, do Conselho de Leigos da Diocese de Guarapuava, participam do encontro.

21/06/2019

Cuiabá (MT) está acolhendo, até o dia 24 de junho, o sétimo Encontro Nacional do Laicato do Brasil. O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) é quem organiza o encontro que tem como tema: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olhar e um novo agir”.

Representantes dos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como também das organizações filiadas participam do encontro. A Diocese de Guarapuava está representada por Tales Faleiros Lemos e José Lima, ambos do Conselho de Leigos da Diocese de Guarapuava.

São assessores do encontro, o doutor em educação (USP), Luiz Augusto Passos e o teólogo e membro da Repam, Roberto Malvezzi (Gogó). O Encontro conta também com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo, do Bispo referencial do Regional Oeste 2, Dom Derek Jhon , entre outros.

Dentro da programação do sétimo Encontro, se dará também, dia 21, a 38ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB. Na ocasião, haverá eleição para a nova coordenação. A atual presidente é Marilza Schuina Lopes, pelo segundo mandato.

Para uma reflexão mais aprofundada no contexto da realidade atual do Brasil serão organizadas dez oficinas subtemáticas para reflexões sobre: Direitos humanos, Casa comum/direito à terra, Igualdade de Gênero, Política/Políticas Públicas, Direito à cidade, Mundo do Trabalho, Juventude, Migrações e refugiados, Educação e cultura e Desafios da vocação laical na Igreja.

José de Lima, tesoureiro do Conselho de Leigos da Diocese de Guarapuava, em entrevista à Cultura FM, falou sobre a importância do encontro e também sobre alguns temas tratados. (confira a entrevista)

 

Comentários