ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Cultura FM terá programação especial nesta quinta-feira (20)

A emissora vai trazer todas as informações sobre a solenidade de Corpus Christi em Guarapuava.

19/06/2019

Desde às primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), no Programa Despertando com a Cultura, o ouvinte que sintoniza os 94,3 MHz, terá as informações sobre a solenidade de Corpus Christi em Guarapuava, direto da paróquia Santa Terezinha. Na paróquia haverá adoração ao Santíssimo das 20h do dia 19 de junho até as 09h do dia seguinte (20 de junho) quando terá início a procissão.

Neste ano a procissão será transmitida na íntegra pela Cultura FM, 94,3Mhz. Os fiéis, em procissão da paróquia Santa Terezinha até a Praça da Fé, poderão acompanhar tudo pela rádio, as orações, a animação e as reflexões. Haverá carros de som, mas os fiéis também poderão levar seus "radinhos" para ouvirem a transmissão e rezarem juntos na procissão que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. 

Com a chegada da procissão na Praça da Fé, por volta das  9h50, dom Antônio Wagner da Silva, bispo diocesano, presidirá uma missa campal naquele local, também transmitida pela Cultura FM.

PROCISSÃO

A procissão percorrerá as seguintes ruas: Avenida Moacir Júlio Silvestre, em frente à paróquia Santa Terezinha, passando pela Rua Santa Catarina, entrando, em seguida, na Rua Bahia, sentido Praça da Fé, chegando, portanto, ao local onde haverá a celebração.

A confecção do tradicional tapete que enfeita as ruas da cidade começará na madrugada do dia 20 e cada paróquia será responsável por um trecho e um tema, segundo cronograma previamente estabelecido.

Todos são convidados a participar, segundo os organizadores do evento religioso.

SOBRE CORPUS CHRISTI

A festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo) do latim, tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A festa é realizada sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

ORIGEM DA CELEBRAÇÃO

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a Freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

NO BRASIL

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

PROGRAMAÇÃO

  • Adoração ao Santíssimo das 20h do dia 19 de junho até as 09h do dia seguinte (20 de junho) na Paróquia Santa Terezinha
  • 09h da quinta-feria (20) - início a procissão.
  • 09h50 Santa Missa na Praça da Fé
  • A confecção dos tapetes que enfeitam as ruas terá início às 06h do dia 20 de junho.

Jorge Teles com Diopuava

 

 

Comentários