ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Falta de limpeza das galerias e bueiros em Guarapuava causa alagamentos

Por meio de licitação da Prefeitura, empresa poderá iniciar as atividades de limpeza por volta do dia 10 de junho.

30/05/2019

Muitas das galerias de escoamento de água e bueiros em Guarapuava estão entupidos. A situação leva a alagamentos mesmo quando as chuvas são fracas, inclusive no centro da cidade.

No fim de 2018, a Prefeitura entrou com o pedido de licitação para contratação de empresa para limpar essas galerias com equipamentos potentes. Em fevereiro de 2019 foi o primeiro pregão que se encerrou em março. Neste mesmo mês a licitação foi impugnada e reaberta com previsão para encerrar-se em maio. De acordo com a Secretaria de Municipal de Obras, a licitação deve ser fechada no começo de junho.

Além da desobstrução das galerias com caminhão especial, os serviços devem incluir limpeza de bocas de lobo, para tirar lixo e restos de vegetação, e equipes para limpeza para córregos de difícil acesso.

A perspectiva é que só por volta do dia 10 de junho a empresa comece a trabalhar. Até lá, uma equipe da Surg e outra da Secretaria Obras cuidam da limpeza, mas com os equipamentos limitados e o pequeno número de funcionários, o trabalho avança lentamente.

Enquanto ações do poder público não progridem, cabe aos cidadãos tomarem medidas para não agravar o problema, como descartar corretamente o lixo.

Texto: Rita Hilachuk (estagiária), sob a supervisão da jornalista Ceci Maciel. Foto:Rodrigo Keller.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar