ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Dia do desafio estimula a população ao exercício físico

Com apenas 15 minutos todos podem participar. Equipe da Rádio Cultura realizou os 15 minutos de atividades na manhã de hoje (29)

29/05/2019

O Dia do Desafio é uma competição saudável entre duas cidades da América Latina selecionadas com base no seu número de habitantes e acontece toda última quarta-feira do mês de maio. Uma dupla de cidades é sorteada para competir durante três anos. Guarapuava já está no segundo ano de disputa contra Catanduva, do interior de São Paulo. A ideia é fazer com que a maior quantidade de habitantes pratique alguma atividade física por pelo menos 15 minutos e registrar sua participação pelo site disponibilizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio): www.sescpr.com.br/ddd. O maior objetivo da competição é estimular a população a adotar práticas mais saudáveis durante o dia a dia.

A disputa entre a dupla de cidades selecionada é apenas interna, visto que a colocação no ranking geral é baseada na soma da pontuação das duas. No ano de 2018 Catanduva e Guarapuava ficaram no 40º lugar na categoria que compreende cidades com população total entre 100 mil e 250 mil habitantes, somando a participação de 24,83% de suas populações. A dupla que ficou com a primeira colocação foi composta por Maranguape do Ceará e Ribeirão Pires do estado de São Paulo 47,34% de seus habitantes participando.

O repórter Tonico de Oliveira foi até a Escola Municipal Irene Guimarães Pupo no Alto da XV para acompanhar as atividades no local (clique e ouça a reportagem), que contou, também, com a presença de uma equipe do Sesc, que foi ao local para incentivar o pessoal a participar. A diretora da escola, Adriane Pacheco, contou um pouco de como está sendo a participação da escola no evento “neste Dia do Desafio a gente prioriza corridas, brincadeiras que envolvam todos os alunos nas diversas faixas etárias”. Segundo Adriane, o colégio conta com aproximadamente 280 alunos que têm entre 4 e 11 anos de idade e estão todos participando “isso é bem importante né, a atividade física desenvolve a cooperação entre eles, a ajuda, a parte motora”, finalizou.

O técnico de recreação do Sesc, Edinho Caldas, é o responsável por fazer os atendimentos em empresas, colégios e demais localidades durante o evento. Durante a manhã, ele também compareceu à escola Irene Guimarães Pupo e considerou como positivo o evento na cidade até o momento, ainda mais quando comparado ao Dia do Desafio do ano passado, que teve problemas para sua realização, resultados da greve dos caminhoneiros “esse ano, apesar do tempo estar nublado, um friozinho, o pessoal está participando em peso” disse Edinho. Ainda segundo ele, até o momento da entrevista, 20 mil atendimentos já haviam sido feitos e as expectativas eram de dobrar este número, superando o do ano passado que foi de 27 mil pessoas participando. Ao todo, o planejamento conta com mais de 100 locais de atendimento para o dia todo e o representante do Sesc ainda ressalta que quem não está no panejamento e quiser ser atendido conseguirá “a tarde já vai estar bem mais tranquila a nossa agenda, então se ainda quiser que nossa equipe vá até a empresa, dá uma ligadinha lá no Sesc [...] e qualquer atividade, individual ou em grupo, entrem no site e registrem os pontos” completou.

Texto: Pablo Henrique Aqsenen (estagiário) sob a supervisão do jornalista Jorge Teles

TELEFONE SESC GUARAPUAVA (42) 3308-2650

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar