ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Mais da metade do público-alvo não tomou a vacina contra gripe no Paraná

O balanço antecipado mostra que entre a população prioritária, as puérperas registram até agora a maior cobertura vacinal, com 72% do público imunizado.

07/05/2019

O Paraná vacinou quase um milhão e 576 mil pessoas contra a gripe no sábado, que foi o Dia D da campanha nacional, segundo balanço ainda preliminar. Com este total, o Estado atinge hoje pouco mais de 47% do público-alvo previsto para a imunização. A campanha segue até o fim do mês, nas unidades de saúde da rede pública, com a aplicação das doses de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde.

O balanço antecipado mostra que entre a população prioritária, as puérperas registram até agora a maior cobertura vacinal, com 72% do público imunizado. Na sequência estão os indígenas, com 71%, idosos com 58%, gestantes com 52% e crianças com 50%.

O grupo prioritário definido pela Organização Mundial da Saúde é composto por pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães de bebês nascidos há até 45 dias, crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais que apresentem prescrição médica, professores, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, indígenas, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança.

Além da vacina, também são medidas preventivas recomendadas a higienização frequentemente das mãos, evitar aglomerações e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas. Neste ano o Paraná já registrou 25 casos de Influenza, com nove mortes.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar