ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Trem de Minas acontece na noite desta terça (23) em Guarapuava

Terá apresentações musicais do Coral Unicentro, Opus III, Cant”Unati e Orquestra de Câmara de Guarapuava.

23/04/2019

Na noite desta terça-feira (23) acontece o tradicional Trem de Minas – Evento para comemorar a cultura mineira, às 19h30, na Casa da Cultura de Guarapuava. O encontro traz parte da culinária, cultura, história e gastronomia típica de Minas Gerais.  O Trem de Minas, promovido por entidades locais, que apoiam atividades culturais, terá apresentações musicais do Coral Unicentro, Opus III, Cant”Unati e Orquestra de Câmara de Guarapuava.

A palestra da noite será apresentada por Claudio Andrade, professor da Unicentro, Doutor em História e Sociedade. “Hoje tenho a missão de substituir o professor Ariel José Pires, nosso querido confrade que, infelizmente, nos deixou recentemente. Era sempre ele que abordava, em outras edições do evento, algum elemento histórico de Minas Gerais”, destaca o palestrante.

O enfoque desta apresentação será sobre a história oral de Minas Gerais, os burburinhos, boatos e as vozes da população depois que o ouro foi encontrado no local “A partir desse acontecimento a ideia é debater como isso inflacionou aquela sociedade causando uma situação incontrolável, mesmo com a tentativa da Coroa em tentar manter a ordem. Quem comparecer poderá ver um trabalho original de um colega, trata-se de uma tese de Doutorado, que analisa o que as pessoas comuns diziam naquela época, as fraudes, a divisão das datas auríferas, entre outros aspectos que demonstram uma história vista por um outro ângulo”, explica Andrade.

A Casa da Cultura de Guarapuava fica na Rua Alcione Bastos, nº211 – Alto da XV (veja o mapa), a entrada é gratuita. Mais detalhes na página do Facebook da DIRC (Diretoria de Cultura da Unicentro) ou pelo telefone (42) 3621-1016.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar