ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Evento debate segurança e saúde do trabalhador em Guarapuava nesta quinta-feira (25)

Estão programados sete painéis com temas relacionados á saúde e segurança do trabalho.

23/04/2019

Nesta quinta-feira (25) será realizada a 6ª Edição de evento alusivo ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em Guarapuava. Estão programados painéis com sete convidados, cada um com duração prevista de 30 minutos, tratando de algum tema específico relacionado à saúde e segurança do trabalhador. O evento começa às 8h e segue até 17 horas, na Faculdade Guairacá, Centro. A realização é da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador.

Depois do credenciamento e abertura o primeiro tema abordado será a Inspeção no ambiente de trabalho da construção civil, com Celso Garais, da Fetraconspar/PR. Em seguida será apresentada uma fala sobre a as Reformas Trabalhista e Previdenciária e a Saúde do Trabalhador, com Cristiane Wainer, do Sisppmug. No terceiro painel o tema será Responsabilização cível/criminal e acidente de trabalho, com Olindo de Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Fechando a manhã será trabalhado o tema Importância da Saúde Ocupacional frente aos acidentes e doenças do trabalho, com o médico Jarbas Pereira Silva, que atua nesta área em Guarapuava.

No período da tarde outros três painéis estão previstos. O primeiro sobre Relações interpessoais e motivação do trabalho, com o mestre em filosofia Ezildo Antunes. O segundo tema da tarde será Condutas frente aos acidentes de trabalho com materiais biológicos/perfurocortantes , com a professora Maria Isabel Raimondo Ferraz, da Unicentro. O último painel será sobre o Papel do Ministério Público do Trabalho na construção civil, com ênfase nas normas 07, 09. 18, 24 e 35, com Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro, procurador do MPT.

Não é necessário fazer inscrição com antecedência, apenas o credenciamento no dia do evento.

Data

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar