ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Comunidade pede construção de quadra esportiva na escola Raul Henrique Lupatelli, em Guarapuava

Página no Facebook pede a construção de espaço para atividade física em escola do bairro Boqueirão.

16/04/2019

Ouça a matéria clicando no player.

Pais, ex-alunos e moradores do bairro Boqueirão estão cobrando a construção de uma quadra esportiva coberta na escola Municipal Raul Henrique Lupatelli. Uma página foi criada no Facebook para divulgar a campanha “Todos pela construção da Quadra de Esportes para a Escola Lupattelli”.  O prédio atual foi construído em 1997, mas ainda não conta com espaço para prática esportiva.

Nos fundos da escola existe um campinho de terra o que dificulta a realização de atividades esportivas, principalmente em dias de chuva, quando a água fica empoçada no local. Localizada na Avenida Serafim Ribas a escola atende cerca de 400 alunos da região e de algumas localidades rurais.  

No Orçamento Municipal 2019 não está descriminado se há previsão de recursos para construção de quadra esportiva na escola. A Prefeitura foi procurada, mas não respondeu se há projeto para obra.

“Essa quadra a gente necessita desde quando a escola estava no prédio antigo, quando saiu a escola nova achávamos que seria construído”, disse à reportagem da Rádio Cultura Adir de Melo. Ele estudou na escola e é pais de uma aluna e ex-aluno do Lupatelli.

Fundada em 1964 como Casa Escolar Madeireira Nacional e atendia principalmente os filhos de funcionários da Manasa, em um prédio na região do Campo Velho. Em 1980 passou a denominar-se Raul Henrique Lupatelli e em 1997 foi transferida para sede atual.

Daniel Ivanski foi aluno na época da inauguração do novo prédio. Foi dele a iniciativa de criar a página na rede social e mobilizar pais, ex-alunos e moradores do bairro para cobrar a construção da quadra esportiva.

“Eu já levei essa demanda para secretária de Educação [Doraci Senger Luy], ela está ciente, mas infelizmente ela nos falou que não tem recurso para obra ser executada esse ano”, disse Daniel.

Quadras pelo Brasil

Segundo o Censo Escolar 2018 em todo Brasil 55,5% das escolas municipais existe quadra esportiva.

Em Guarapuava duas quadras esportivas de escolas municipais Roberto Cunha e Silva e Professor Francisco Contini foram inauguradas em 2018. Ambas com recursos federais.

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar