ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Nesta quinta-feira (18) a Cultura FM transmite a Missa dos Santos Óleos e da Unidade

Celebração será na Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, às 9h30.

16/04/2019

Nesta quinta-feira (18) a Rádio Cultura FM transmite direto da Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, a Missa dos Santos Óleos e da Unidade. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Wagner da Silva e contará com a presença dos sacerdotes que, na ocasião, renovam suas promessas sacerdotais, e com o povo que se compromete a rezar pelo seu Bispo. Nesta celebração são abençoados os Óleos Santos, do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Segundo carta circular sobre a preparação e celebração das festas pascais, da Congregação para o Culto Divino, para demonstrar mais claramente o aspecto da unidade e da comunhão da Igreja, a orientação é para que nesse dia celebre-se uma única missa na Igreja Catedral ou, por razões pastorais, em outra igreja de destaque.

Após abençoados os óleos são levados para as paróquias e usados no ano.

O Óleo do Crisma significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Este Óleo também é usado na consagração de altares e igrejas.

O Óleo dos Catecúmenos significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

Já o Óleo dos Enfermos é usado no sacramento “Unção dos Enfermos”. A oração feita pelo Sacerdote, pede que o Senhor liberte dos pecados e alivie os sofrimentos do doente. É o único sacramento que pode ser oferecido mais de uma vez. Deus pode curar e restaurar a saúde de muitos após receberem esta unção, ou fortalecê-los espiritualmente na hora da morte. A Igreja pede para que quando alguém souber de um doente grave, que se converse com a família e avise o Sacerdote, evitando assim que ele venha a falecer sem receber a Unção dos Enfermos.

Esta Missa é também chamada 'da Unidade' porque dela participa todo o clero diocesano, para renovar os votos sacerdotais e reúne-se o povo de Deus, as consagradas e consagrados, os vocacionados, os leigos, os voluntários da Igreja e os fiéis, em torno do Sacramento da Eucaristia.

A partir das 9h desta quinta-feira o ouvinte da Cultura FM já tem as primeiras informações direto da Catedral. Áudio da Cultura FM na internet – clique aqui.

As cerimônias que acontecerão a partir da noite desta Quinta-feira Santa fazem parte do Tríduo Pascal – celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Por Jorge Teles

Foto: CDC

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar