ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Guarapuava recebe Encontro do Comitê Gestor da Capoeira no Paraná

Evento elegerá representantes locais que ajudaram no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção da capoeira.

12/04/2019

Neste sábado (13), a Casa da Cultura de Guarapuava recebe a segunda etapa dos encontros regionais de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná.

Como explicou o historiador Juliano Martins Doberstein, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que organiza o encontro, o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná é uma iniciativa criada pela superintendência do IPHAN do Paraná em 2012 com intuito de preservar e promover a Capoeira, arte reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

As políticas de salvaguarda dos patrimônios culturais exigem que elas sejam executadas com a participação ativa dos detentores desses conhecimentos e saberes, nesse caso os mestres e professores de capoeira. Por isso desde 2012, o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná elege representantes entre mestres, contras mestres e professores de capoeira das 5 microrregiões do estado para que eles ajudem decidir em conjunto com o IPHAN quais as ações são prioridade na preservação e promoção da capoeira.

No encontro que ocorre no sábado em Guarapuava, serão eleitos dois representantes da região centro sul para o comitê gestor, que exercerão a função de 2020 a 2022.

Além da eleição o evento também contara com apresentações e exposição de fotos. Interessados em participar do evento devem se inscrever com antecedência no site:

http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/macrorregioes/mapa_municipios_macrorregioes.pdf

 

Ubirajara P. Garbin (estagiário) - sob a supervisão de Céci Maciel

 

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar