ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Ações contra febre amarela e o mosquito transmissor da dengue começam nesta sexta (12)

Cerca de 470 pessoas estarão mobilizadas para combater focos do mosquito pela cidade. No sábado será postos de saúde da cidade abrem para vacinar contra Febre Amarela.

12/04/2019

Nesta sexta feira e sábado (12 e 13), o departamento de Epidemiologia e a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, promovem duas ações importantes na cidade. Nestes dias, haverá o Dia D de vacinação contra a febre amarela e o Dia D de enfrentamento ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças infecciosas transmitidas por insetos e aracnídeos.

Na sexta, iniciarão as ações contra o mosquito transmissor da dengue. Serão dois dias de trabalho que envolverão 470 pessoas, entre eles servidores municipais e voluntários de saúde, agentes de combate à endemias, 26° GAC, escoteiros, universidades, associações de bairros, conselheiros locais da saúde, Polícia Militar e 5° Regional de Saúde. 

“Será uma ação que ocorre todos os anos. As equipes estarão em toda área central de Guarapuava para orientar e fazer vistorias nas residências e estabelecimentos comerciais, para identificação e remoção de focos do aedes aegypti”, informou o diretor da Vigilância Sanitária e Ambiental de Guarapuava, Rodrigo Córdova.

Já no sábado, todas as  UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas das 8 às 17 horas para imunização contra a febre amarela. A vacina é recomendada a partir dos 9 meses até 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos precisam de liberação médica. “Quem já tomou a vacina uma vez, está protegido da doença”, reforçou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade. Para tomar a dose é preciso apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento com foto.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar