ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Musical retrata história e milagres de Nossa Senhora Aparecida

05/04/2019

Estreia em São Paulo (SP) o grande espetáculo “Aparecida, um Musical”, que, com texto de Walcyr Carrasco, autor da novela “A Padroeira”, e direção de Fernanda Chamma, conta a história de mais de 300 anos de devoção à Padroeira do Brasil. É uma superprodução, com elenco composto de 33 atores, cantores e bailarinos, 12 músicos, 20 canções originais,mais de 150 profissionais envolvidos na produção, além de dezenas de figurinos, cenários grandiosos e efeitos especiais.

O ponto de partida da trama é a história do casal Caio (Leandro Luna), um advogado ambicioso, e sua esposa Clara (Bruna Pazinato), na São Paulo dos dias de hoje. Com a esperança de curar Caio, que perde a visão por causa do tratamento de um câncer, os jovens embarcam em uma jornada de descobrimento espiritual, que culmina em uma ida até a basílica da Padroeira do Brasil.

Paralelamente, é narrada a história da pequena Imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em 1717 no Rio Paraíba do Sul, e seus mais populares milagres: o “Milagre dos Peixes”, em que os pescadores, após encontrarem a imagem, são surpreendidos por uma enorme quantidade de peixes; o “Milagre das Velas”, em que, após as velas se apagarem depois de uma rajada de vento, misteriosamente se acendem sozinhas; o “Milagre do Escravo Zacarias”, em que um escravo foragido, ao entrar em uma capela de Nossa Senhora Aparecida, roga à Santa por sua liberdade e tem suas correntes rompidas de forma inexplicável; e o “Milagre do Cavaleiro Prepotente”, que se converte, ao não poder invadir, montado em seu cavalo, uma igreja da Santa, porque seu animal prende a ferradura na entrada do prédio.

O musical relembra também o atentado sofrido em 1978, quando um jovem perturbado quebrou a Imagem da Santa em mais de duzentos pedaços, e a cuidadosa restauração feita, no MASP – Museu de Arte de São Paulo –, por Maria Helena Chartuni. Depois de pronta, a imagem foi levada em procissão até o santuário, onde foi recebida por milhares de devotos.

(Fonte: A12)

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar