ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Em março, Ônibus Lilás estará em dez cidades do Paraná

Atende mulheres em situação de violência. Pinhão e Pitanga fazem parte do roteiro dos municípios.

23/02/2019

As unidades móveis de atendimento à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, vistam dez municípios do Estado durante o mês que vem. O veículo leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

Os ônibus são preparados com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, de modo a garantir a privacidade das mulheres, além de possuir espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres. O programa é desenvolvido pela Diretoria dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e oferece orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, orientação jurídica e assistência social para mulheres.

Segundo a Lei Maria da Penha, além da agressão física, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos. A lei condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; violência patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir objetos; e violência moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor a vida íntima.

O roteiro dos dez municípios acontece em Pinhão, Curitiba, Pitanga, Cambira, Marilândia do Sul, Nova Esperança, Inajá, Tijucas do Sul, Arapoti e Paiçandu. Mais informações e as datas estão no endereço justica.pr.gov.br. 

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar