ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Paraná tem 30% das placas Mercosul adotadas no Brasil

O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho.

19/02/2019

O Detran do Paraná já aplicou aproximadamente 30% do total de placas Mercosul do país, conforme dados do Denatran. São cerca de 960 mil veículos com o novo modelo em todo o Brasil. No Paraná, desde a implantação, há dois meses, foram registradas 272.640 placas no novo padrão.

O novo sistema de Placa Mercosul atende a Resolução 729 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito. De acordo com o diretor-geral do Detran Paraná, Cesar Kogut, a medida reforça a segurança e a capacidade de rastrear os veículos. Para atender a Resolução, o Detran Estadual publicou uma portaria que tornou obrigatória a implantação da placa Mercosul no Estado.

O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho, porém, não são todos os casos que tem a necessidade de fazer a mudança. Além disso, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país. Segundo o Contran, não haverá a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. Isso significa que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual de placa até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município. Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Detran para realizar o processo. 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar