ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Morre bispo emérito de Ji-Paraná (RO)

O religioso morreu no sábado (27)vítima de uma parada cardiorrespiratória.

29/10/2018

O corpo do bispo emérito de Ji-Paraná (RO), dom Antônio Possamai, será sepultado na terça-feira (30), em Ji-Paraná. O religioso morreu no sábado (27), na UTI do Hospital 9 de julho, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após dezessete dias de internação com diversas complicações. O velório aconteceu, neste domingo (28), na paróquia São João Bosco, em Porto Velho (RO), e a missa de corpo presente foi presidida pelo arcebispo local, dom Roque Paloschi, que divulgou nota de falecimento.

Comunicado Oficial da Diocese

É com sentimento de pesar que a Arquidiocese de Porto Velho comunica o falecimento de um grande profeta de nossos tempos dom Antônio Possamai, SDB, Bispo Emérito de Ji-Paraná, às 16 horas do dia 27 de outubro de 2018, na UTI no1 do Hospital 9 de Julho em Porto Velho, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após dezessete dias de internação com diversas complicações.

Solidarizamo-nos também com dom Bruno Pedron, SDB, e todo o povo de Ji-Paraná. A vida de dom Antônio nos ensine a construirmos juntos o Reino do Pai que também é nosso (cf. Prece Eucarística V). Descanse em Paz!

Dom Roque Paloschi, Arcebispo Metropolitano
Pe. Marcelo Moschini Daudt, chanceler

Biografia

Nascido em 5 de abril de 1929 em Ascurra (SC), dom Antônio foi ordenado presbítero na congregação dos Salesianos de Dom Bosco em 8 de dezembro de 1957. Eleito primeiro Bispo de Ji-Paraná em 4 de março e ordenado no dia 15 de maio de 1983, assumiu como lema o texto de Lc 4,18: “Enviou-me para evangelizar os pobres”, o que assumiu com muito amor e coragem, colocando-se sempre ao lado dos pequenos e oprimidos, enfrentando sem medo aqueles que roubam o povo para acumular para si e para os seus. Exerceu o Ministério Episcopal naquela diocese até o dia 11 de abril de 2007, e desde então reside em Porto

Velho, sendo sempre uma presença viva do Evangelho de Jesus em meio a todos. Nos últimos anos residiu na Paróquia São João Bosco, juntamente com os padres da Igreja Irmã de Niterói, a quem somos imensamente gratos pelo cuidado e dedicação prestados a esse querido Discípulo Missionário de Jesus.

 

CNBB

Comentários