ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Colheita de trigo avança para 62% no Paraná; chuva prejudica qualidade

Chuva na fase de colheita deve afetar qualidade, mas não quantidade de grãos colhidos.

10/10/2018

Ouça a matéria clicando no player.

A colheita do trigo no Paraná atingiu 62% da área plantada. A informação consta no último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado na última segunda-feira (8). Além de atrapalhar a colheita as áreas afetadas pela chuva devem diminuir a qualidade dos grãos das lavouras paranaenses.

“Desde o último levantamento, quando tínhamos cerca de 3 milhões de toneladas a serem colhidas, não devemos ter muita mudança, já que as chuvas nessa fase atrapalham mais a qualidade do que a quantidade”, disse à Rádio Cultura Carlos Hugo Godinho, analista de trigo do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).

A seca no período de desenvolvimento das lavouras, no entanto, já afetou a expectativa de colheita do cereal no Paraná. Inicialmente se esperava colher 3,4 milhões de toneladas. A seca prejudicou principalmente a região Norte do estado (veja aqui). Ainda assim o Paraná será mais uma vez será o maior produtor de trigo no Brasil.

Condição das lavouras

Das áreas restantes, 63% tem condição de boa qualidade, contra 57% no levantamento anterior, segundo levantamento do Deral.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar