ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Cáritas Regional Paraná acolhe migrantes venezuelanos em Curitiba

A Cáritas coordenará a Casa de Acolhida Dom Oscar Romero que acolheu 91 migrantes da Venezuela.

27/09/2018

No início da noite dessa quinta-feira (25), chegaram ao Aeroporto Afonso Pena, de Curitiba (PR), um grupo de 91 venezuelanos que buscam, devido à crise em seu país, recomeçar suas vidas no Brasil.

A Cáritas Regional Paraná, em parceria com a OIM (Organização Internacional para as Migrações), é a responsável pela acolhida e acompanhamento desses migrantes na Casa de Acolhida Dom Oscar Romero, no bairro Fanny, em Curitiba (PR), onde eles permanecerão por um período de três meses. Tempo em que encontrarão todo o apoio para que possam se integrar na sociedade, aprender a língua, conseguir um emprego e, enfim, terem condições dignas para se integrar na sociedade brasileira e recomeçar suas vidas.

Os Venezuelanos partiram de Roraima (RR) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e foram acompanhados por uma representante do Ministério do Desenvolvimento Social e por membros do exército até a casa onde irão residir. Na acolhida estavam presentes os membros da Cáritas, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba (PR) e referencial para as Pastorais Sociais, Dom Francisco Cota de Oliveira, representantes da prefeitura de Curitiba e do governo do Estado e vários voluntários.

Após o lanche, antes de conceder a bênção, Dom Francisco proferiu algumas palavras aos migrantes recém-chegados: “A Cáritas, as Pastorais Sociais e os serviços públicos querem ser para vocês aqui entre nós uma mão estendida. Sei que todos aqui vão buscar fazer um caminho de oportunidades e esperamos que elas venham para todos. A Igreja quer participar desse processo vivendo aquilo que o Papa Francisco nos pede: sendo uma Igreja misericordiosa, uma Igreja que participa do drama de quem está vivendo uma situação de sofrimento e dificuldades, ainda que falte muitos outros recursos, que não falte a solidariedade. Queremos ser para vocês uma Igreja que os acolhe com amor e partilha aquilo que tem”.

Em seguida, Amauri Mosmman, secretário executivo da Cáritas Regional Paraná, apresentou a equipe que irá trabalhar com eles diretamente na casa e os representantes públicos e voluntários presentes.

Confira alguns momentos da acolhida no vídeo a seguir:

CNBB Sul 2

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar