ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

39APD: Encerra-se em Curitiba a 39ª Assembleia do Povo de Deus

Durante três dias, de sexta à domingo, cerca de 120 pessoas tiveram a oportunidade de saber mais sobre a caminhada da Igreja no Paraná, partilhar experiências, planejar e estudar o tema protagonismo do leigo.

23/09/2018

Terminou ao meio-dia deste domingo (23) a 39ª Assembleia do Povo de Deus (39APD) do Regional Sul 2 da CNBB. A Igreja Católica do Paraná esteve representada pelos arcebispos e bispos, padres coordenadores da Ação Evangelizadora, leigos ligados às Pastorais Sociais das dioceses e coordenadores regionais das pastorais, movimentos e organismos.

Durante três dias, de sexta à domingo, cerca de 120 pessoas tiveram a oportunidade de saber mais sobre a caminhada da Igreja no Paraná. Foram momentos de convivência, partilha, planejamento, definição do calendário de atividades para 2019 e estudo. Neste ano o tema da Assembleia foi “O protagonismo laical no serviço à vida plena”, com assessoria do professor Cesar Augusto Kuzma, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.

No domingo aconteceu a Celebração Eucarística no início da manhã presidida pelo Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel.

Na sequência, no plenário, foi apresentado uma síntese dos trabalhos realizados pelos grupos na tarde do sábado. Os grupos responderam algumas questões, as quais deverão trazer algumas luzes para a caminhada do Regional nos próximos anos.

Fortalecer as Escolas de Formação de Fé e Política, conscientizar ainda mais sobre a extinção do consumo de bebida alcoólicas nas festas de Igreja, envolver mais pessoas nas pastorais sociais, buscar maior integração entre essas pastorais sociais, foram algumas sugestões dadas pelos grupos.

Já para fortalecer a vocação laical os grupos apontaram que é necessário incentivar os leigos, valorizar os conselhos de direito com foco na Doutrina Social da Igreja, superar o clericalismo, entre outras sugestões.

Também foram apontados pelos grupos alguns desafios e dificuldades a serem superados. A falta de formação dos leigos, a superação da indiferença e do egocentrismo das pessoas, uma preparação dos leigos para atuarem de forma cristã nos conselhos de direito, foram alguns dos apontamentos.

Com base na apresentação da síntese o professor Cesar Augusto Kuzma realizou o fechamento dos trabalhos relativos ao tema.

Ao final da Assembleia o presidente do Regional, dom Mauro, apresentou a proposta para que, a partir de 2019 a Assembleia ocorra nos anos ímpares em Curitiba (com todo o Regional) e nos anos pares (a partir de 2020) nas províncias (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel), proposta que foi aceita.

Da diocese de Guarapuava participaram da Assembleia o Bispo Diocesano Dom Antônio Wagner da Silva, padre Carlos Egler, Tales Faleiros Lemos (Conselho de Leigos), Rozilda Lemes do Nascimento (Pastoral da Pessoal Idosa) e Jorge Teles, Coordenador Regional da Pastoral da Comunicação (Pascom).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Curitiba acolhe a 39ª Assembleia do Povo de Deus

"O protagonismo laical no serviço à vida plena" é o tema de estudo hoje (22) na 39ª APD

Casal é enviado para Missão na África durante Assembleia do Regional Sul 2

39APD: Sábado (22) foi dedicado ao estudo do tema central

 

 

 

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar