ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

39APD: Curitiba acolhe a 39ª Assembleia do Povo de Deus

Neste ano a Assembleia tem como tema - o protagonismo laical no serviço à vida plena. -

21/09/2018

Teve início na tarde desta sexta-feira (21) a 39ª Assembleia do Povo de Deus (39APD) do Regional Sul 2 da CNBB. Diferente de 2017 quando a Assembleia ocorreu por províncias, nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba, em 2018 ela acontece num único local, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, na capital do Estado.

Neste ano a Assembleia tem como tema “o protagonismo laical no serviço à vida plena”. No primeiro dia, após a celebração de abertura e acolhida aos participantes, houve a apresentação da síntese da 38ª APD.

Em seguida cada uma das províncias (Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá) apresentou testemunhos dos trabalhos realizados nas dioceses, principalmente pelas pastorais sociais (Pastoral Carcerária, da Pessoa Idosa, da Criança, Cáritas, entre outras), tendo em vista as diversas ameaças à vida humana e o sofrimento decorrentes das condições de vida precárias. Um dos destaques ficou por conta do acolhimento e trabalho feito em favor dos imigrantes, pessoas que deixam suas terras fugindo da fome, das guerras ou perseguições políticas e religiosas e que chegam ao Brasil, na grande maioria, sem falar português, doentes, alguns só com a roupa do corpo, sem ter onde ficar, mas com o sonho de poder estudar, trabalhar e ter uma vida digna.

Para Dom Edgar Xavier Erthel, bispo da diocese de Palmas-Francisco Beltrão o trabalho desenvolvido pelas pastorais sociais promovem a vida (clique aqui e ouça)

O serviço à vida plena para todos é a 5ª urgência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019).

Um dos pontos altos da Assembleia será o envio, para a missão do Regional Sul 2 na África, do casal Pércio Pereira Vitória e Marcia do Rocio Pereira Vitória. O casal embarcará para a Guiné Bissau, em breve, onde integrará a Missão Católica Beato Paulo VI.

 

Por: Jorge Teles

Comentários