ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Safra de trigo: impacto da seca ainda é incerto na região, avalia analista

Estimativa inicial é de que a colheita seja menor no estado. Perca maior está concentrada no Norte do Paraná.

18/09/2018

Ouça a matéria clicando no player.

A safra 2018/19 de trigo está sendo colhida no Paraná. Segundo dados divulgados ontem (17) pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) a colheita já atingiu 11% do total da área plantada. A estimativa inicial é de queda na produtividade, devido a seca do período de plantio e desenvolvimento inicial das plantas. Mas somente com o avanço da colheita será possível verificar com precisão quais os impactos da estiagem.

“Temos um problema sério no Norte do Estado, onde temos produtividades bem baixas. No Oeste temos lavouras que estão excelentes. No Sul a questão ainda está indefinida, tivemos um problema de seca, mas posteriormente choveu é ainda é difícil quantificar”, disse à Rádio Cultura Carlos Hugo Godinho, analista de trigo do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).

As perdas atualmente estão concentradas no Norte e o avanço da colheita vai permitir uma avaliação mais precisa. A projeção atual prevê queda de produção. Inicialmente se esperava colher 3,4 milhões de toneladas, reduzida para 2,9 milhões.

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar