ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Evento irregular gera tumulto no Parque das Araucárias

No dia 26 de agosto um grupo de pessoas realizou um encontro de carros rebaixados sem autorização, segundo o Secretário de Meio Ambiente, Celso Alves Araújo. Bebedeira e tumulto incomodaram visitantes.

04/09/2018

Um evento irregular, com bebedeira e tumulto, foi realizado no Parque das Araucárias, no domingo, dia 26 de agosto. Um grande grupo de pessoas com carros rebaixados estacionou os veículos no gramado e passou a tarde consumindo bebidas alcoólicas e ouvindo som automotivo, desrespeitando as regras do Parque. A Secretaria de Meio Ambiente afirmou que não sabia do evento e vai tomar providências para que esse tipo de situação não volte a acontecer, mas que não tem condições de punir os responsáveis pelo encontro do último domingo de agosto.

A reportagem conversou com funcionários do Parque das Araucárias que trabalhavam no dia. Segundo eles o Parque estava com muitos visitantes, como é comum em domingos ensolarados, e em determinado momento um grande número de carros rebaixados chegaram e se concentraram no local. Eles ocuparam parte do gramado, próximo da entrada principal, e geraram tumulto na entrada e circulação dos visitantes. Além disso, havia som e consumo de bebidas alcoólicas, o que é proibido no local, segundo Plano de Manejo.

“Uma situação difícil, era bastante gente e onde tem bastante uso de bebida alcoólica extrapola. Temos seguranças do município e seguranças armados contratados, mas mesmo assim são poucos para um evento daquela natureza”, explica o Secretário de Meio Ambiente Celso Araújo, que confirmou a versão dos guardas e zeladores do parque. Ele assegurou que não foi comunicado previamente da realização do evento.

Os funcionários, em pequeno número, se sentiram coagidos e explicaram que quando perceberam o tumulto não tinham condições de impedir a realização do evento que desrespeitava as regras e prejudica a visitação do Parque. Segundo Celso Alves Araújo providências já foram tomadas para evitar que o episódio se repita.

“Já conversamos com a Polícia Militar, acreditamos que não vai acontecer novamente, mas se ocorrer vamos acionar a polícia para tomar as devidas providências, o que ocorreu lá não pode”, completa o Secretário de Meio Ambiente.

Vereador Samuca

Oficialmente não foram identificados os responsáveis. O que se sabe é que o evento irregular serviu para divulgação de um encontro de carros rebaixados, que será realizado esse mês. Em uma de suas páginas no Facebook o vereador Samuca (PPS) postou fotos do evento e escreveu “Hoje à tarde fizemos divulgação do nosso evento que vai ser realizado no dia 9 de setembro DEIXE BAIXO Guarapuava! Foi um sucesso muitos carros foram adesivados e a turma foi peso. Valeu pela presença de cada um e pela confiança em nosso trabalho”.

Procurado pela reportagem o vereador e presidente do diretório municipal do PPS negou ser o responsável pelo evento. Ele não quis gravar entrevista nem esclarecer o fato.

Na mesma tarde o evento foi utilizado para campanha eleitoral de candidato do partido dirigido por Samuca, o PPS, conforme postagens em rede social.

Crime ambiental

O Parque das Araucárias é uma Unidade de Conservação e conta com um plano de manejo que especifica os tipos de uso do espaço. Desrespeitar essas regras pode gerar punição por crime ambiental. Para tanto é preciso identificar os responsáveis.

Segundo Celso Alves Araújo não é possível punir os responsáveis pelo evento do dia 26 de agosto. “Temos imagens somente do entorno da Secretaria, fora não, por isso não teríamos condições, elementos para punir”, explicou.

Eventos no Parque

Conforme o Plano de Manejo do Parque é possível promover eventos de baixo impacto, que não prejudiquem os animais e a floreta do local. A venda e consumo de bebidas alcoólicas não são permitidas. Qualquer evento deve ser comunicado previamente e, depois de avaliado, receber ou não autorização. Como regra somente são autorizados os eventos com baixo impacto.

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar