ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Começa o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, em Aparecida-SP

Primeiro dia do evento chamou os agentes pastorais à reflexão, união e coerência evangélica.

20/07/2018

Teve inicio na noite desta quinta-feira (19), às 19h, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida do Norte/SP, o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, com o tema: “Comunicação e Igreja”.

O evento iniciou com a cerimônia de abertura, seguida da acolhida de Dom Darci Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O bispo agradeceu imensamente aos organizadores do Encontro, ressaltando que todos os envolvidos realizam um trabalho incansável pela comunicação na Igreja, assim como os comunicadores e comunicadoras vindos de diversos estados do país. “Formemos um único corpo de evangelização”, disse ele, referindo-se à força da união para bem comunicarmos a Palavra.

Na sequência irmã Joana T. Puntel, pós doutora em Comunicação, irmã Paulina, graduada em Jornalismo, mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de S. Paulo – Umesp, doutorado em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutorado pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra), falou sobre “O caminho da Comunicação na Igreja. Em sua fala ela destacou a importância de se discutir a identidade da Pastoral da Comunicação, em especial sobre os seus princípios, “que não envelhecem, mas se revestem para se adaptarem à nossa realidade.” De acordo com a irmã Joana, algumas questões precisam ser refletidas para que se possa realizar um bom serviço de comunicação. A formação, segundo ela, não pode resumir-se em como preparar-se para obter habilidade técnica. “É necessário revisitar e pensar sobre como sermos presença para anunciarmos com ética a verdade de Jesus Cristo”, afirmou. Já sobre a organização e planejamento a irmã defende que é necessário que se leve adiante  descoberta das técnicas, mas também sendo presença para levar a Boa Nova.

Irma Joana finalizou sua Conferência, destacando que os integrantes da Pascom precisam essencialmente viver com coerência evangélica para que o seu testemunho tenha mais credito do que suas palavras. “Que vivamos o Evangelho que queremos proclamar”.

O evento que segue até o próximo domingo (22), conta com cerca de 600 participantes.

Pastoral da Comunicação do Regional Sul 2

texto: Andrea Adelio

fotos: Rodrigo Sedoski / Mauro Lucas / Walter Unger

Comentários