ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Delator foi a casa de Richa dias antes de ser preso, diz Fernanda em depoimento

Conteúdo do depoimento ao MP foi divulgado em reportagem da Revista Veja.

13/07/2018

A mulher do ex-governador Beto Richa (PSDB) e secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, declarou em depoimento prestado aos promotores da Operação Quadro Negro que o engenheiro Maurício Fanini, ex-diretor da Secretaria de Educação, esteve no apartamento do casal em 14 de julho de 2015, uma semana antes de ser preso pela primeira vez.

“Ele insistiu muito e foi lá em casa nos visitar. Só estava eu em casa com meu filho menor, André Rodrigo, e ele ficou ‘preciso conversar com o Beto, preciso falar com ele, eu tenho que colocar para ele o que está acontecendo… Eu preciso me explicar, preciso me desculpar com o Beto’”, afirmou Fernanda em depoimento prestado em abril e obtido pela Revista VEJA. A ex-primeira dama afirma que não presenciou a conversa entre o governador e o delator, mas atesta que, assim que chegou em casa, Beto recebeu Fanini e conversou reservadamente com ele.

A operação investiga fraudes em licitações da Secretaria de Educação (SEED) para a construção de escolas. Em sua proposta de delação obtida por VEJA, Fanini, amigo de Richa desde a faculdade e apontado pela investigação como responsável por intermediar o acerto entre empreiteiras, agentes públicos e políticos, afirma que procurou o governador na ocasião para relatar as dificuldades “profissionais, emocionais e familiares” que estava vivendo desde sua exoneração na SEED. Na época do encontro, a participação de Fanini na Quadro Negro já era amplamente divulgada na imprensa.

Segundo Fanini, no encontro, Beto teria pedido “paciência” e afirmado que as “coisas iriam se resolver”. Naquela altura, Fanini diz que recebia uma espécie de mesada de empresários a mando do governador. Richa nega.

Em seu depoimento, Fernanda também confirma que ela e o tucano estiveram com Fanini e a esposa em São Paulo, quando da gravação do programa Roda Viva na capital paulista.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar