ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Faltando menos de um mês para definições, partidos discutem candidaturas em Guarapuava

Alguns grupos já definiram as candidaturas regionais.

09/07/2018

No dia 5 de agosto se encerra o prazo para os partidos realizarem convenções partidárias que definem os candidatos que vão concorrer aos cargos em disputa nessas eleições. No âmbito regional os partidos e grupos estão definindo nomes.

Até a última sexta-feira (6) os pré-candidatos intensificaram as agendas públicas, aproveitando eventos para impulsionar suas candidaturas. Agora, a legislação restringe algumas dessas atividades.

Consultamos alguns dos grupos que devem lançar candidaturas na região:

Grupo Silvrestri

Cristina Silvestri (PPS) deixou o cargo de deputada estadual em abril desse ano, mas desde lá mantém uma agenda pública intensa em eventos políticos. Pré-candidata a deputada federal por seu partido, Cristina tem buscado espaço em anúncios de obras e investimentos do Governo do Estado, inaugurações de obras e eventos da Prefeitura de Guarapuava – comandada pelo filho, Cesar Silvesti (PPS). Ela é apresentada com destaque nas notícias e redes sociais da Prefeitura de Guarapuava e Governo do Estado e continua sendo anunciada como deputada, mesmo fora do cargo desde o retorno de Douglas Fabrício (PPS), no início de abril.

Mattos Leão e Carli

As articulações políticas  planejam lançar Cristina Silvestri como candidata ao cargo de deputada federal. Ela seria apoiada pelos candidatos ao cargo de deputado estadual dos outros dois grupos políticos: Bernardo Carli (PSDB) e Artagão Jr. (PSB). Na avaliação dos dirigentes partidários um racha poderia inviabilizar a candidatura a federal, já que é preciso uma votação expressiva e a região só tem votos suficientes para um candidato.

Os dois deputados estaduais da região Bernardo Carli (PSDB) e Artagão Jr. (PSB) já demonstraram pré-disposição em concorrer novamente ao cargo. Eles intensificaram duas agendas, aproveitando principalmente os núcleos regionais comandados por seus grupos e prefeitos aliados.

O Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, por exemplo, tem chefia indicada por Artagão Jr. Durante os últimos meses foram vários eventos com participação do parlamentar. O mesmo ocorre com a 5ª Regional de Saúde, que tem forte influência de Bernardo Carli.

Partidos Trabalhadores

Em paralelo aos grupos comandados pelas famílias Silvestri, Carli, Mattos Leão, que atualmente estão ocupando os cargos eletivos na cidade de Guarapuava, outros estão se articulando. O PT deve lançar candidatos a deputado federal e estadual na região. Antenor Gomes de Lima, principal nome da legenda em Guarapuava, deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. Para federal o partido deve indicar Gilberto Grzeszezeszyn nas convenções.

MDB

Segundo dirigentes partidários, a legenda elaborou durante dois meses uma proposta que será apresentada nas eleições. Para o cargo de deputado estadual são dois nomes indicados para disputa interna: Claudio Andrade e Geraldo Pacheco. Para deputado federal o partido deve indicar João Nieckars. O partido está articulado com Pinhão,Candói, Turvo e Pitanga.

Rede

O partido Rede Sustentabilidade tem dois nomes indicados como pré-candidatos na região. Tiago Furlanetto deve concorrer ao cargo de deputado federal e Nelmo Kitcki uma vaga como estadual.

PEN

O atleta Célio Rodrigues é um dos nomes indicados pelo partido e deve concorrer ao cargo de deputado federal.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar