ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Padre Renato comenta "Gaudete et Exsultate!"

Esta exortação Apostólica “Gaudete et exultate”, sobre o "chamado à santidade no mundo contemporâneo" é um documento de cinco capítulos. Uma chamada convincente a ser santos.

06/07/2018

Clique no player e ouça

 

"Sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo". (Mt 5, 48)  "Gaudete et Exsultate!" “Alegrai-vos e exultai”:

Sermos santos! Não há nada de contraditório neste imperativo. Pelo contrário, santidade, deveria ser a consequência natural do nosso seguimento de Jesus... Onde há radicalidade no seguimento, ali há santidade. Será sempre o Espírito Santo que soprará à inteligência de quem quer, realmente, percorrer um caminho de santidade. Nós entramos no caminho da santidade e o caminho da santidade entra na gente, tornando-se o nosso caminho... A Santidade é Jesus. Ele é o caminho...

E, no seu quinto ano de Pontificado, com linguagem coloquial simples e direta, o Papa Francisco vem nos presentear com um singular Documento, uma Exortação Apostólica, que tem por título: "Gaudete et Exsultate!"  Esta é a nova Exortação Apostólica do Papa Francisco: Alegrai-vos e exultai!

Exatamente isso: “Alegrai-vos e exultai”: É assim que inicia a nova exortação apostólica, que nos falará  sobre o chamado universal à santidade.

Mas, o que é uma Exortação Apostólica?

É um documento pontifício muito importante, que tem por objetivo nos transmitir os ensinamentos do Papa sobre um determinado tema, sempre em total sintonia com os demais documentos pontifícios.

A finalidade de qualquer documento pontifício será, sempre, a de animar as pessoas, nós católicos, sobretudo, na vivência daquele conteúdo tratado. E, uma vez que um Documento pontifício vem tratar temas de doutrina, de disciplina, ou, do governo da Igreja, cabe a nós a atitude de abertura e total acolhimento.

Como a etimologia, ou seja, a raiz da palavra nos diz, “exortar” quer ser sinônimo de encorajamento, estímulo, conselho, persuasão, etc... Portanto, esta Exortação Apostólica nos quer estimular à santidade.

Esta exortação Apostólica “Gaudete et exultate”, sobre o "chamado à santidade no mundo contemporâneo" é um documento de cinco capítulos. Trata-se de uma chamada convincente a ser santos. O próprio Papa nos faz entender que a santidade  não é uma chamada para poucos, mas um caminho para todos. “O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer que sejamos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”.

E, se decidirmos percorrer a estrada da santidade, precisamos nos predispor a correr riscos, a enfrentar grandes desafios e, sobretudo, aproveitar as oportunidades que nos conduzirão à santidade. Como nos afirma o próprio Papa: “O caminho da santidade é fonte de paz e alegria, mas exige que estejamos com “as lâmpadas acesas” e permaneçamos vigilantes”! Deus sempre aceitará aquele nosso algo “a mais”... Qual é o algo a mais que temos para oferecer a Deus? Queremos nos empenhar a percorrer um caminho de santidade? Somente boas intenções não bastam... Deus espera de nós atitudes concretas...

Na próxima semana continuaremos a reflexão sobre esta Exortação.

 

Vatican News

 

 

Comentários