ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Homem é preso em flagrante por crime ambiental na Serra da Esperança

Operador de uma máquina escavadeira estava fazendo valetas para secar uma área de banhado. Área de cerca de 13 hectares foi atingida.

14/06/2018

Clique no player e ouça matéria de Cléber Moleta

A Polícia Ambiental prendeu em flagrante na tarde de ontem (13) um homem cometendo crime ambiental na região da Serra da Esperança, em Guarapuava. Ele operava uma máquina escavadeira que estava fazendo valetas com o objetivo de secar um banhado. A área afetada pelas valas é de quase 13 hectares. Uma pequena quantidade de vegetação (0,4h) também foi removida próximo a um córrego para onde as valas foram direcionadas.

“O proprietário da área foi identificado, não é o condutor do trator, que foi contratado para esse trabalho. Posteriormente o dono da área fez contato com a Polícia Ambiental e disse que não poderia comparecer”, explicou à Rádio Cultura Sólon Hemerson de Cordova, da Polícia Ambiental.                              

Segundo informações da Polícia Civil uma fiança foi arbitrada e paga e o homem foi liberado. Um ofício será encaminhado ao IAP para as medidas administrativas pertinentes.

A região onde ocorreu o crime ambiental registra há décadas um intenso conflito agrário. Ocorrem diversas invasões e um comércio irregular de posses no local. Paralelo a isso existe uma disputa jurídica das áreas que pertencem a massa falida da Elias J. Curi, antiga madeireira da cidade. Agrava a situação o fato de toda área pertencer a APA Serra da Esperança.

Denúncias

A Polícia Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais devem ser feitas através do telefone 181 ou pelo email: denunciaambiental@pm.pr.gov.br.

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar