ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Prefeituras e governo do Paraná assinam protocolo de intenções para novo consórcio

Municípios da 5ª Regional de Saúde e o Governo do Estado vão criar novo consórcio para administra o Centro de Especialidades. Estado vai se comprometer com 50% dos custos.

08/06/2018

A governadora Cida Borghetti e os prefeitos de 20 municípios do Centro do Paraná assinaram nesta quarta-feira (6) protocolo de intenção para a criação do consórcio de saúde da 5ª região. O consórcio administrará o Centro de Especialidades de Guarapuava, que já está pronto e aguarda a criação da nova estrutura para funcionar. Esse protocolo agora precisa virar lei no estado e em cada município participante.

Segundo a Agência Estadual de Notícias “além da parceria na administração do consórcio, o Governo arcará com 50% das despesas de custeio do Centro de Especialidades de Guarapuava”. Atualmente os quatro consórcios de saúde que existem em nossa região prestam serviços de especialidade e são custeados somente pelos municípios.

Municípios

Formarão o consórcio os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Sião, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

O projeto prevê também que esses municípios tenham cooperação técnica para a prestação de serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar, serviços de saúde mental.

Centro de especialidades

O Centro de Especialidades de Guarapuava deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. No local será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, e também terá estrutura para cirurgias ambulatoriais. São 21 consultórios médicos especializados e consultórios para atendimento com equipe multidisciplinar. O Centro será referência também para o atendimento da rede Mãe Paranaense na região.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar