ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Polícia Militar do Paraná comemora dia do patrono

Dia 17 de maio marca o aniversário de nascimento do Coronel Sarmento, patrono da Polícia Militar no Paraná.

17/05/2018

Uma cerimônia realizada na manhã de hoje (17) pela manhã no 16º Batalhão da Polícia Militar comemorou o dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Sarmento. Durante o ato policiais militares receberem uma referência elogiosa coletiva por suas atuações.

“Hoje vários policiais aqui do 16ºBPM serão homenageados por ações de coragem e bravura, porque em nosso próprio juramento temos o compromisso de garantir a segurança da população mesmo que para isso seja necessário o sacrifício da nossa própria vida”, destacou o comandante do 16ºBPM, Ten. Coronel Mario Jorge.

Foram homenageados homens que atuaram no enfrentamento de assaltantes de banco em Pitanga e Palmital e no confronto com suspeitos de tráfico de drogas na rodoviária de Guarapuava.

Coronel Sarmento

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual foi ferido no olho. 

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Foi para a reserva em 1926, sendo chamado na ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. 

Sarmento faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil. 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar