ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

OMS confirma que vacina da dengue dever ser tomada apenas por quem já teve a doença

Organização recomenda que teste seja feito antes da aplicação.

19/04/2018

Quase cinco meses após as novas restrições exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quinta-feira (19) que a vacina da dengue, vendida na rede privada na mai-or parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença.

A OMS recomendou que seja feito um teste antes da aplicação da "Dengvaxia", fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Segundo a organização, a imu-nização deve ocorrer apenas quando há confirmação de que o paciente já foi ex-posto ao vírus.

A recomendação, segundo a agência Reuters, foi feita em um encontro em Gene-bra, na Suíça. Os representantes da OMS disseram que a vacina deve ser tratada de forma "mais segura".

A vacina da Sanofi é a primeira do mundo licenciada contra a dengue. Após uma análise e resultados de pesquisas, o próprio laboratório informou em novembro do ano passado que a vacina poderia aumentar o risco de dengue grave, justa-mente em pessoas que nunca tinham sido expostas à doença.

A dengue, transmitida pelo Aedes aegypti, e é a doença infecciosa que mais cresce no mundo. Ela causa meio milhão de infecções fatais e mata cerca de 20 mil pes-soas, a maioria crianças, todos os anos. No Brasil, em 2017, foram mais de 239 mil casos.

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar