ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

20% das salas de aula não têm professor na Unicentro

Sem autorização do Governo do Estado, universidade ainda não contratou 103 professores colaboradores.

22/02/2018

As aulas começaram dia 19 de fevereiro, na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), mas várias disciplinas dos 38 cursos de graduação da universidade não têm professor. Segundo o vice-reitor da instituição, Osmar Ambrósio de Souza, 103 colaboradores precisam ser contratados para atender a demanda. Os professores já foram aprovados em testes seletivos, mas a contratação ainda não foi autorizada pelo Governo do Estado.

Com a ausência dos colaboradores, a reitoria estima que cerca de 20% das salas de aula estão sem professor.

Paliativamente nós temos tomado medidas internar de substituição de aulas, mas esse é um procedimento que pode ser utilizado no curto prazo”, explica o vice-reitor. Segundo ele, no médio prazo, a antecipação  pode causar prejuízo pedagógico porque causa uma defasagem entre atividades de laboratório e sala de aula, prejudicando o andamento do curso e a aprendizagem.

Segundo Osmar, todos os 103 colaboradores que vão completar o quadro docente da universidade já estão selecionados. Os testes foram todos realizados em 2017. Assim que o Estado publicar o decreto autorizando a contratação a previsão é que em 15 dias os professores já iniciem o trabalho em sala de aula.

Com o remanejamento de professores, atividades de extensão e de pesquisa também podem ser prejudicadas. Nas universidades a carga horária dos docentes é dividida em atividades de ensino (aulas), pesquisa e extensão (projetos/serviços para comunidade).

Demora

Todas as universidades estaduais enfrentam o mesmo problema, já que um único decreto do Governo determina carga horária e autoriza as sete instituições do Paraná a contratarem. Esse não é o primeira vez que a administração estadual demora a edita o documento, situação já registrada no início de outros anos letivos. Na Unicentro, o pedido para contratação foi feito em novembro de 2017. A solicitação é de 10.600 horas/aula.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar