ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Morre o Bispo de União da Vitória

O falecimento ocorreu na noite desta quinta-feira, 8 de fevereiro por volta das 22h30.

08/02/2018

Faleceu, aos 66 anos de idade, o Bispo de Uniáo da Vitória, dom Agenor Girardi. Sua morte ocorreu na noite desta quinta-feira, 8 de fevereiro por volta das 22h30. Dom Agenor  estava internado no Hospital São Brás, em Porto União (SC), há alguns dias e lutava contra um câncer e veio a falecer vítima de um quadro infeccioso grave que evoluiu para a falência múltipla de órgãos.

Desde novembro do ano passado Dom Agenor vivia uma maratona entre sua residência e o hospital para tratar de sua saúde. Chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro se agravou. Nos últimos dias Dom Agenor passou no quarto de Hospital, sendo monitorado pelos médicos e acompanhado por familiares, amigos e membros do Clero da Diocese.

Segundo a família, Dom Agenor estava ciente do seu quadro de saúde e foi respeitada a sua vontade quanto ao tratamento, tendo sido feito todo o possível por parte da equipe médica.

Dom Agenor Girardi nasceu na cidade de Orleans – SC, no dia 02 de fevereiro de 1952. Em 1966 ingressou no Seminário São José dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, em Francisco Beltrão. Cursou filosofia na PUC de Campinas (SP).

Em 1975, foi o fundador da Jornada Jovem em Francisco Beltrão. Desde então, tornou-se a principal referencia da Jornada no município. Inclusive, após ordenado sacerdote, foi diretor espiritual desse movimento e ajudou a implantar a Jornada Jovem em vários Estados.

Em 1978, fez o noviciado em São Paulo e nos anos seguintes cursou Teologia também na capital paulista. Dom Agenor fez os primeiros votos religiosos em 2 de fevereiro de 1979, em São Paulo.

No dia 1º de fevereiro de 1982, fez os votos perpétuos também em São Paulo. Recebeu o diaconato em 9 de maio de 1982. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Francisco Beltrão, em 5 de setembro de 1982, das mãos de dom Agostinho José Sartori.

Por  seis anos foi reitor do Seminário Menor São José em Francisco Beltrão. Morou muitos anos fora. Retornou a Francisco Beltrão em 2001 e até 2010 atuou na Paróquia São José, no Bairro Vila Nova, inicialmente como vigário paroquial e depois como pároco.

De 8 de abril de 2011 a 11 de junho de 2015, atuou como bispo auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre. No dia 12 de junho de 2015 tomou posse como terceiro  como bispo titular da Diocese de União da Vitória.

O velório de Dom Agenor será  na Catedral de União da Vitória.

 

Comentários