ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Cidades da região recebem máquinas para melhoria de estradas rurais

Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cantagalo, Goioxim, Marquinho e Santa Maria do Oeste serão beneficiadas.

30/01/2018

O Governo do Estado vai repassar máquinas para manutenção de estradas rurais em municípios da região. A patrulha rural será utilizada pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável Rural e Urbano, integrado por Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cantagalo, Goioxim, Marquinho e Santa Maria do Oeste.

As máquinas e equipamentos que formam as patrulhas são utilizados em adequação, readequação, manutenção e melhorias de estradas rurais, por onde escoa a produção agrícola e também passa o transporte escolar.

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 43 milhões na compra de 16 patrulhas. Deste total, nove já foram adquiridas, dentro do programa Pró-Rural, executado pelo Governo do Paraná com financiamento do Banco Mundial. Outras sete estão em processo de licitação para serem compradas com recursos próprios do Estado.

O convênio com o Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável Rural e Urbano faz parte do primeiro lote, do programa Pró-Rural. O repasse das máquinas é feito por meio de termo de cessão de uso, válido por um período de dois anos.

Patrulhas

A Patrulha Rural é composta por dez máquinas: um caminhão comboio, quatro caminhões caçamba, escavadeira hidráulica, motoniveladora, rolo compactador, retroescavadeira e um trator de esteira.

O convênio prevê que os municípios cumpram várias etapas antes das obras de adequação e readequação de estradas rurais, como a capacitação de técnicos para elaboração dos projetos, gestão da malha rodoviária municipal, capacitação de operadores de máquinas e motoristas de caminhões, elaboração de planos de gestão e mapeamento. Após cumprir essas etapas, os municípios podem iniciar a execução dos serviços nas estradas rurais.

AEN

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar