ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Universidades estaduais ofertam 4,7 mil vagas pelo Sisu

Unicentro também tem vagas.Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e não zerou na redação.

23/01/2018

Estão abertas até a próxima sexta-feira (26) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Cinco das sete universidades estaduais oferecem 4.711 vagas pelo Sisu: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação.

“A oferta de vagas por meio do SiSU nas universidades estaduais é um importante fator de democratização do acesso aos estudantes que prestaram o Enem. Por ser um exame com qualidade referenciada nacionalmente, o Enem assegura o ingresso de estudantes preparados para o ensino superior”, ressaltou o coordenador de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Mário Athayde Jr. Ele enfatizou ainda que o sistema possibilita o acesso a estudantes oriundos das várias regiões do país. “Isso dinamiza e enriquece culturalmente o convívio acadêmico de nossas universidades, bem como pode trazer benefícios a diversos segmentos da economia das cidades-sede, que recebem esses novos estudantes/residentes”, completou.

Todo o processo de inscrição é feito pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu, e o candidato precisa ter em mãos número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017. Ao ingressar no sistema, ele deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

Nesta edição serão ofertadas, em todo o Brasil, 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Dessas, 30 são instituições públicas estaduais: um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; 100 são públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade,36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.

CRONOGRAMA – O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro e o período de matrícula vai de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. Já o prazo para participar da lista de espera é de 29 de janeiro até 7 de fevereiro, sendo necessário que o candidato manifeste interesse em participar dela. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

Vagas por universidade
Unespar: 1488
Unioeste: 1226
Unicentro: 1085
UEL: 603
UENP: 309

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar