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Aumenta em 25% o número de atendimentos do Procon Guarapuava

A comparação foi feita dos dez primeiros dias de 2017 e 2018.

12/01/2018

Foram cerca de 300 atendimentos realizados nos dez primeiros dias de funcionamento do Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) em 2018. O número chama a atenção, pois houve aumento de 25% na demanda em comparação ao mesmo período do ano passado. 

(Ouça a entrevista com o coordenador do Procon de Guarapuava, Paulo Lima)

Em 2017, o Relatório Anual de Atendimentos registrou 6.201 orientações nas áreas de alimentos, assuntos financeiros, consórcio, fiscalização, habitação, produtos, saúde, serviços e outros. Já em 2016, foram 6.060 orientações, aumento de 141 atendimentos. 

O relatório de 2017 também apontou que o maior número de reclamações foi na área de serviços, somando 3.785 reclamações. Praticamente 80% eram sobre a deficiência no serviço de telefonia, envolvendo qualidade do sinal, interrupção, planos implantados sem solicitação, sumiço de créditos, entre outras. O segundo lugar ficou com a área de assuntos financeiros, totalizando 2.034 reclamações, nas quais se destacam os cartões de crédito, cobranças indevidas, venda casada de produtos e serviços oferecidos pelos bancos. 

Na terceira posição do ranking de reclamações, vem a área de produtos com um total de 728 reclamações. 

O consumidor deve apresentar documentos pessoais e nota do produto, protocolo de atendimento, boleto ou qualquer registro que comprove vínculo com a empresa fornecedora.

O Procon de Guarapuava funciona das 9 às 17h (sem intervalo para o almoço), no prédio do antigo Fórum Estadual, localizado na Rua Capitão Frederico Virmond, 1913, Centro. O telefone do Procon é (42) 3621-4592.

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