ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Irati: Escola conquista primeiro lugar no Paraná em Concurso Agrinho

Aluno da Escola José Siqueira Rosas foi escolhido na categoria Desenho. Programa do Senar trata da responsabilidade social em sala de aula

31/10/2017

Na manhã de segunda-feira (30), a Escola Municipal José Siqueira Rosas de Irati foi premiada pelo concurso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), o Programa Agrinho 2017. O primeiro lugar no Paraná na categoria Desenho ficou com o aluno do primeiro ano, Nicolas Kubilinski, da professora Clair Trindade Chaicouski. A secretária de Educação, Rita de Cássia Almeida, também acompanhou a premiação, que ocorreu no Expotrade, em Pinhais.

Este projeto, que já existe há 22 anos, é realizado pelo Sistema FAEP, sendo uma parceria entre o SENAR-PR, FAEP, governo do Estado do Paraná, municípios e empresas e instituições públicas e privadas. Neste ano, o Concurso Agrinho teve como tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”. O desenho que Nicolas produziu foi intitulado como ‘Campo e Cidade com qualidade’.

“Esta foi a primeira vez que trabalhei com o Agrinho e, já de início, fui premiada”, comemora a professora Clair. Ela explica que o tema foi amplamente discutido em sala de aula, os alunos produziram um desenho depois e, por fim, a escola selecionou um trabalho para ser enviado. “O desenho do Nicolas fazia uma relação do campo com a cidade, com agricultores em carros e caminhões levando seus produtos para comercializarem na cidade”, enfatiza ela sobre a ilustração. A professora e o aluno receberam tablets, uma mochila personalizada do Agrinho e outros prêmios.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o município de Irati enviou 22 projetos de redação, desenho e experiência pedagógica nesta edição do Agrinho. “Ficamos todos muito emocionados quando chamaram o Nicolas e falaram do prêmio para a cidade de Irati. Entre tantos trabalhos e projetos de todo o Paraná, foi muito gratificante recebermos esse reconhecimento. Estamos muito felizes e toda a equipe da escola está de parabéns porque o prêmio foi mais uma vitória para a educação de Irati”, disse a secretária Rita de Cássia Almeida.

Nesta edição, foram distribuídos 314 prêmios para alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo. O projeto envolveu, ao todo, cerca de 1 milhão de estudantes paranaenses e 80 mil professores. O Agrinho dá visibilidade aos trabalhos de responsabilidade social aplicados em sala de aula.

Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento com a participação do governador do Paraná, Beto Richa, vice-governadora do Paraná, Cida Borghet; do ministro da Saúde, Ricardo Barros, secretários de Estado, deputados federais e estaduais.

Assessoria

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar