ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Igreja no Brasil mobiliza solidariedade às vítimas atingidas por terremotos no México

Os recursos arrecadados serão destinados a ações de socorro imediato (água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene e tendas), será dada prioridade a pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física.

02/10/2017

A Igreja no Brasil, por meio da Cáritas brasileira, lança a campanha de solidariedade SOS México. Por meio de carta, a entidade lembra que os recursos arrecadados serão destinados a ações de socorro imediato (água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene e tendas), será dada prioridade a pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física.

O México nem havia conseguido se recuperar do terremoto acontecido no dia 07/09/17, quando foi surpreendido novamente por outro grande e devastador terremoto na tarde do dia 19/09/2017, com magnitude de 7,1 graus na Escala Richter.

O epicentro do abalo foi a 51 km de profundidade, na região central do país, a 120 km da capital do México. Milhares de pessoas foram afetadas: são mais de 200 pessoas desaparecidos, mais de 300 que perderam a vidas, quase 500 encontram-se feridas e mais de 15 mil habitações estão destruídas. O furacão e as inundações que afetaram o país vem mobilizando a Igreja Católica local.

A Conferência Episcopal Mexicana publicou uma nota, dia 20/09, na qual conclama os cidadãos à esperança e a caridade às vítimas do furacão e das inundações. Para colaborar na solidariedade às vítimas, a Conferência do México organizou duas frentes de trabalho.

A primeira delas coube às dioceses mais afetadas. Os bispos, padres e leigos foram se organizaram para atender, de diferentes maneiras, os casos mais emergenciais, dispondo das paróquias e seminários como abrigo e centros de apoio, bem como mobilizando outros recursos diocesanos para a atenção prioritária e integral às pessoas.

Os bispos das dioceses não afetadas diretamente foram convocados a mobilizar suas dioceses para apoiar, por múltiplas formas, com oração e com coletas especiais que foram enviadas à Cáritas Nacional daquele país, órgão ao qual coube a tarefa de coordenar a distribuição da ajuda proveniente das dioceses.

A Igreja no Brasil, por meio da Cáritas Brasileira, lança na próxima semana campanha SOS México. A Conferência do México divulgou os dados para o envio de ajuda. Confira abaixo.

Quem deseja apoiar as vítimas do terremoto no México, seguem os dados:

Brasília-DF, 28 de setembro de 2017
P – Nº. 0579/17

SOLIDARIEDADE COM O MÉXICO
SOCORRO ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DO TERREMOTO

Irmãos e irmãs,

  “Elevemos todos juntos a nossa prece a Deus para que receba os que perderam a vida, conforte os feridos, seus familiares e todos os desabrigados”

Papa Francisco

O México nem havia conseguido se recuperar do terremoto acontecido no dia 07/09/17, quando foi surpreendido novamente por outro grande e devastador terremoto na tarde do dia 19/09/2017, com magnitude de 7,1 graus na Escala Richter.

O epicentro do abalo foi a 51 km de profundidade, na região central do país, a 120 km da capital do México. Milhares de pessoas foram afetadas: são mais de 200 pessoas desaparecidas, mais de 300 que perderam a vida, quase 500 encontram-se feridas e mais de 15 mil habitações estão destruídas.

Em sintonia com os apelos do Santo Padre, frente ao sofrimento de milhares de famílias mexicanas atingidas e afetadas pelo forte terremoto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha de Solidariedade ao México – SOS México.

Os recursos arrecadados serão destinados a ações de socorro imediato (água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene e tendas), será dada prioridade a pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física. Com este apoio, queremos também ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população.

Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e de solidariedade, em favor das pessoas atingidas pelo terremoto, fazendo memória de tantas mães, pais e filhos falecidos nesta tragédia.

As ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, a cargo da Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta Corrente: 911-3

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta Corrente: 4107-7

Santander
Agência: 3100
Conta Corrente: 13033521-2

O Deus de ternura e de misericórdia derrame suas bênçãos sobre cada pessoa pela colaboração e gesto amoroso em favor das famílias mexicanas.

Cardeal Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília
Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB 

Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de Salvador
Vice-Presidente da CNBB 

Comentários