ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Irati: Ecotroca é lançado e inicia nos bairros na próxima segunda (28)

Programa vai beneficiar moradores, agricultores familiares, cooperativa e associação de recicláveis

24/08/2017

O programa municipal Ecotroca: ação que alimenta a vida foi lançado, oficialmente, na tarde de quarta-feira (23). A solenidade ocorreu na Associação dos Servidores Públicos com a participação de moradores dos bairros que serão contemplados, agricultores e autoridades municipais. A troca de lixo reciclável por alimento vai iniciar na próxima segunda-feira (28), começando pela comunidade do Fragatas.

Cerca de 300 famílias serão atendidas na edição 2017 do Ecotroca, que é uma ação conjunta das Secretarias de Agricultura, Assistência Social e Ecologia e Meio Ambiente. Neste ano, serão quatro pontos de coleta nos bairros Vila Matilde, Vila Raquel, Fragatas e Pedreira. O investimento no projeto é de R$230 mil com recursos do município. O Ecotroca terá 26 produtos disponíveis com a inclusão do sabão ecológico, ovos e pães.

RENDA PARA O AGRICULTOR

O secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, destacou que o programa só deve continuar e crescer, pois traz grandes benefícios à população. “Saúdo aqui os nossos produtores familiares porque esta ação começa por eles e nós queremos auxiliá-los dando condições de produzirem mais. Além disso, o Ecotroca traz mais saúde para que a população tenha uma vida mais saudável”. Gnatkowski também falou do trabalho que a Cooperativa Coccair e a Associação Malinoski vem desenvolvendo com o material reciclável de toda a cidade.

O agricultor Oscar Orchel está contente em participar do Programa. “A importância é que a gente tem mais renda para a nossa família com venda garantida do que produzimos. A gente trabalha com alimentos de qualidade para trazer para as pessoas que recebem nossos produtos”. Orchel considetou o programa bem elaborado.

COOPERATIVA E ASSOCIAÇÃO COM MAIS MATERIAL

Além do crescimento da agricultura familiar em Irati, o Ecotroca está fomentando outra iniciativa: a coleta e reaproveitamento do lixo reciclável. “A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente é parceira do programa. Entramos nesta ação por meio do recolhimento do lixo reciclável com a participação da associação e cooperativa, dando o apoio necessário com orientações e logística para o recolhimento dos materiais”, esclareceu o secretário interino de Ecologia e Meio Ambiente, Newton Ribas.

“O projeto vai voltar a fortalecer a troca do material reciclável por alimento. Pedimos ao povo que abrace o Ecotroca, que vai expandir muito mais com as novidades que já tem neste ano. Que os bairros participem de verdade”, diz Luciane Blanski, presidente da Associação Malinoski. Ela ainda solicita à população que separe o material reciclável da forma correta.

 

Assessoria

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar