ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Diocese de Ponta Grossa: Igreja faz noite de reflexão sobre Previdência

Ideia é esclarecer os fiéis sobre reforma pretendida pelo governo.

26/04/2017

A Diocese de Ponta Grossa realiza na noite desta quinta-feira (27), no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, na Nova Rússia, a reflexão ‘A Igreja Profética em defesa da Previdência Social Pública’. O tema será detalhado pelo auditor fiscal aposentado da Receita Federal, Luís Fernando Retting, assessor da Cáritas Diocesana e presidente do Núcleo Local de Auditoria Cidadã da Dívida. O evento, marcado para às 20 horas, é aberto a toda a comunidade, com entrada gratuita.

A palestra de Retting deve durar cerca de uma hora, com a exposição de argumentos elucidativos a respeito do tripé de proteção social existente no Brasil – Saúde, Previdência e Assistência Social – que tem sua sustentação garantida por tributos específicos. “É preciso fazer um contraponto no discurso adotado pelo Governo Federal quando tenta analisar a Previdência separadamente e quando afirma que o sistema previdenciário é deficitário”, ressalta, lembrando que os benefícios sociais pagos pelo sistema servem como importante fonte de distribuição de renda, impulsionando a economia de milhares de municípios pelo Brasil. Segundo o assessor, a Cáritas é parceira na ação de esclarecer a sociedade “por entender que a reforma vai prejudicar muitas pessoas, sobretudo os idosos, justamente quando eles mais precisam da Previdência Social”.

O bispo dom Sergio Arthur Braschi, que está em Aparecida (SP) na Assembleia dos Bispos do Brasil, gravou uma participação, onde ressalta a importância de refletir o assunto. “O povo precisa conhecer mais para se posicionar. Nós, como somos sal da terra, fermento na massa da sociedade, temos de estar por dentro das situações, sobretudo dessa, das futuras aposentadorias que vai mexer com todos nós”, enfatiza. O coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese, padre Clayton Delinski Ferreira, argumenta que uma das maneiras de viver a proposta da Comunidade Samaritana é importar-se com o outro, com aquele que foi ‘assaltado’. “A questão da Previdência está ligada a esta causa e nos convida a olhar para o outro e importar-se com sua dignidade. A Igreja precisa ser profética cuidando da defesa e promoção da vida. Precisa estar atenta para tocar as feridas de Cristo naquele que sofre”.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que prevê a reforma da Previdência Social, mexerá com a vida de mais de 35 milhões de beneficiários e das 54 milhões de pessoas que hoje mantêm o sistema previdenciário nacional em dia.

 

Assessoria de Comunicação da Diocese de PG

 

Comentários