ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook twitter youtube

Outono começa nesta segunda-feira

As temperaturas tendem a permanecer dentro das médias históricas, misturando dias quentes e frios com diferenças entre as regiões.

20/03/2017

O outono começa oficialmente às sete horas e vinte e nove minutos da manhã desta segunda-feira e vai até a uma hora e vinte e quatro minutos da manhã do dia 21 de junho. Segundo a previsão climática do Simepar, o Sistema Meteorológico do Paraná, as temperaturas tendem a permanecer dentro das médias históricas, misturando dias quentes e frios com diferenças entre as regiões.

A estação entra com tempo instável e as temperaturas variando de 12 a 28 graus. Devido ao relevo e à posição geográfica do Paraná, historicamente o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas. Neste ano a maioria dos modelos meteorológicos projeta o El Niño Oscilação Sul neutro até o início do inverno com 75% de probabilidade.

Ele altera drasticamente as Temperaturas da Superfície do Mar no Oceano Pacífico Equatorial, podendo afetar o comportamento do clima em diferentes partes do planeta. De acordo com o Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná, no outono espera-se que as culturas do milho safrinha e do trigo se desenvolvam normalmente, pois a previsão climática é de chuvas e temperaturas dentro da normal para todas as Regiões do Estado.

No mês de maio, com as incursões das massas polares no Paraná, inicia-se o risco de geadas. Dependendo da intensidade e da época de ocorrência, pode haver danos às culturas, principalmente ao milho safrinha. O Simepar e o Iapar mantêm o serviço Alerta Geada, com boletins diários publicados nos sites dos órgãos. Quando há risco, os agricultores cadastrados recebem mensagens de alerta nos celulares. 

Comentários